20.1 C
Criciúma
sábado, maio 4, 2024

Poço Oito, em Içara: esgoto a céu aberto e vias precárias

Algumas das situações são recorrentes e o governo tem feito apenas serviços paliativos

Içara
Alexandra Cavaler
cidades@tnsul.com

Moradores do Condomínio José de Alencar, na localidade de Poço Oito, em Içara, voltam a buscar soluções para problemas recorrentes como esgoto a céu aberto, que vaza da rede e toma as ruas do residencial. O material, além de deixar o pátio sujo, causa odor forte e desagradável, de acordo com a síndica e ainda há o problema das ruas pavimentadas, ou não, que estão com buracos.

Sobre o esgoto, a síndica Patrícia Brittis relata que a situação é recorrente, que a prefeitura faz a limpeza, mas não resolve o problema. “Eles já abriram a rua para arrumar esse esgoto. Eles vêm, sugam, fazem a limpeza e logo está vazando de novo. Daí mexeram na parte da via que tem pavimentação e do outro lado do residencial tem uma outra rua sem calçamento e está cheia de buracos. E nós, enquanto moradores, estamos reivindicando esse direito, uma vez que somente um pequeno trecho está desta maneira”, explicou, acrescentando que a comunidade está revoltada por causa de um pequeno trecho que está sem pavimentar e cheio de buracos.

Hadila Lima da Costa, moradora da rua Albertino Mazzucchello, ratifica o descontentamento relacionado às situações enfrentadas pela população. “Moro há três anos no bairro e tem buracos na rua debaixo, vala do bueiro aberta e o esgoto que escorre sempre na esquina da minha casa. Inclusive, as crianças passam pelo local todos os dias para irem à escola e estão sujeitas a pegarem alguma doença. É um verdadeiro descaso”.

Mau cheiro

A síndica do residencial enfatiza o mau cheiro causado pelo esgoto. “Como a rede transborda, o esgoto volta para a parte de trás, dentro do condomínio e fora dele também. Volta da própria rede e atingindo até o pátio das casas. Um fedor horrível. Nossa preocupação maior é com as crianças que não entendem que onde parece água, no meio da rua e ao redor das casas, é o esgoto. Elas passam por cima sem entender o perigo e isso já virou uma questão de saúde pública”, lamenta Patrícia, enfatizando: “Há muito tempo estamos sofrendo com esse problema do esgoto a céu aberto que vaza da rede causando muitos transtornos: sujeira, mau cheiro e até riscos à saúde, principalmente, das crianças que brincam na área interna do condomínio”.

Moradores fixaram uma faixa de manifestação como forma de chamar a atenção das autoridades – Foto: Nilton Alves/TN

Reparos devem ser realizados em breve

Segundo Marcio Toretti, supervisor do Departamento de Obras e Serviços Urbanos de Içara, o governo tem conhecimento do caso e realiza trabalhos periódicos de limpeza na rede de esgoto. E os valos. “Há poucas semanas fizemos a limpeza dos valos, já estamos realizando a troca das bombas da rede de esgoto, que inclusive já queimou e foi trocada novamente. Ou seja, é um trabalho que executamos periodicamente. No início do ano foi aberta uma licitação por meio da qual contratamos uma empresa especializada para realizar essa manutenção. Além disso, temos a nossa equipe que também está inserida neste contexto”.

Toretti ainda assinala que a maioria das casas ainda tem fossas e sumidouros, mas nos condomínios, geralmente, o esgoto é jogado para a rede pública, que talvez não tenha tanta eficácia e gera problema. “A empresa contratada faz também a manutenção dessas bombas e a limpeza das elevatórias. Inclusive, um estudo foi feito e mostrou que as novas bombas devem ter mais força, painéis novos, enfim, estamos buscando dar uma restaurada total para que possamos acompanhar o trabalho correto do equipamento e manter o controle do sistema em funcionamento”, completou o supervisor do Departamento de Obras.

Sobre a recuperação das vias, Toretti revela que a equipe deve chegar ao bairro na próxima semana quando vai efetivar o patrolamento e a colocação de saibro. “Estava em nossa agenda para essa semana, mas com a previsão de chuva, devemos estar com toda a equipe no bairro Poço Oito na próxima semana.

As vias não pavimentadas devem receber manutenção na próxima semana – Foto: Nilton Alves/TN

Leia mais matérias completas na edição desta quinta-feira, dia 25, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas