29.3 C
Criciúma
domingo, maio 5, 2024

Forquilhinha: Voos comerciais devem voltar após instalação de equipamento

A melhoria terá um custo estimado de R$ 3 milhões e possibilitará operações de pouso e decolagem

As negociações para que o Aeroporto de Forquilhinha, Diomício Freitas, volte a receber voos comerciais estão acontecendo. A iniciativa deve acontecer neste ano após a instalação da estação meteorológica no local.

A melhoria terá um custo estimado de R$ 3 milhões e possibilitará operações de pouso e decolagem por equipamento, minimizando os problemas causados por condições meteorológicas adversas, como neblina.

Conforme o prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves, o Neguinho, a expectativa está alta. “As tratativas estão bem adiantadas e deve acontecer assim que for instalada a estação meteorológica. Nós estamos em contato com uma empresa que vai se instalar no aeroporto com uma aeronave de 70 lugares. O trajeto dela será de Forquilhinha a São Paulo e São Paulo a Brasília pela manhã. Já a tarde e à noite fará o caminho inverso, saindo de Brasília e voltando para Forquilhinha, com conexão em São Paulo”, salientou.

Em 2023, o aeroporto recebeu diversas melhorias. Entre as principais destacam-se a recuperação asfáltica da pista de pouso e decolagem, taxiway, acesso aos hangares, pátio de estacionamento de aeronaves e readequação da faixa de pista, além da instalação de uma nova cerca patrimonial e via de inspeção. Tais ações não só garantem a segurança das operações aéreas, mas também fortalecem a infraestrutura do aeroporto para acomodar um aumento esperado no tráfego aéreo.

Últimas