21.2 C
Criciúma
domingo, maio 5, 2024

Criciúma: Casa da Infância promove oficinas

Local de acolhimento mantém o convívio através de técnicas de aprendizagem

Localizada no bairro Fábio Silva, em Criciúma, a Casa da Infância tem capacidade para atender mais de 100 crianças e adolescentes por dia nos períodos de contraturno escolar. Como forma de ensino e aprendizado, o cotidiano da casa de acolhimento se dá por meio de oficinas em várias áreas: artes, culinária, literatura, música, educação inclusiva, jiu-jítsu, piano, ética e cidadania.

Este ano as primeiras atividadesrealizadas foram a de capoeira, informática e artes. A prática da capoeirarepresenta a diversidade de conhecimentos que as crianças assistidas podem experienciar. “Nas aulas, trabalhamos tanto a parte de contexto histórico da capoeira, que está inserida na história Brasil com o período de escravidão, como também praticamos a parte física. A gente aprende os movimentos, golpes, acrobacias, a confecção do instrumento, como tocar os instrumentos. As atividades são feitas em duplas e individualmente”, ressaltou a professora Francine dos Santos.

No mesmo dia também ocorreu a oficina de informática, no qual o facilitador Maicon Nogueira trabalhou com crianças de seis a 16 anos conteúdos de digitação de textos e informática básica. “O objetivo deles é pelo menos ter uma porta de entrada para mexer no computador, aprender, ter um pouco de noção. É ter pelo menos o conhecimento de mexer no word e fazer pesquisa na internet”, afirmou o professor.

Foto: Divulgação

A Casa da Infância foi fundada em 2018 para cuidar de famílias em situação de vulnerabilidade e mantém suas ações sem receber recursos governamentais, dependendo exclusivamente de doações, parcerias e patrocínios para funcionar.Desde sua abertura tem se dedicado a atender as necessidades materiais, emocionais e espirituais, promovendo inclusão social e cidadania.Com o tempo houve um aumento significativo na oferta de ensino por meio das aulas específicas, justamente para atender de forma mais abrangente as necessidades de cada aluno em formação. Além disso, também são realizados acompanhamentos e encontros com as famílias no local, visando melhorar a convivência dentro de casa.                                                             

(Trabalho de assessoria voluntária da disciplina de Fundamentos da Assessoria de Comunicação, do curso de Jornalismo do Centro Universitário SATC, sob supervisão da professora Nadia Couto)

Últimas