18.3 C
Criciúma
sexta-feira, maio 3, 2024

Alunos do EJA de Criciúma vão receber cursos profissionalizantes

Aulas são gratuitas e buscam oportunizar maior integração entre os estudantes e o mercado de trabalho

As aulas de cursos profissionalizantes destinadas aos alunos do modo Educação de Jovens e Adultos (EJA), e serão disponibilizadas para maiores de 15 anos, que buscam adquirir qualificação profissonal enquanto concluem o Ensino Fundamental e/ou a alfabetização via EJA. Esta ideia foi possibilitada pela Prefeitura de Criciúma, através da Secretaria Municipal de Ensino.

A qualificação é gratuita e ocorre nos períodos vespertino e noturno, de maneira paralela às aulas da EJA. “Ao integrar esses cursos à EJA, possibilitamos às pessoas que, por algum motivo não puderam concluir seus estudos formais, tenham acesso a uma formação profissional que os permita ingressar no mercado de trabalho. É uma grande oportunidade que oferecemos”, relata a secretária municipal de Educação, Alexsandra Stols Pelegrim. No total, os cursos já contam com 215 inscritos.

A iniciativa tem como objetivo oportunizar uma melhor integração ao mercado de trabalho a partir da qualificação profissional dos estudantes, por meio de uma parceria com instituições do município: Abadeus, Satc, Senai e Bairro da Juventude. “Os cursos profissionalizantes oferecem aos jovens e adultos a oportunidade de adquirir habilidades específicas para o mercado de trabalho, os tornando mais preparados para as demandas das empresas”, afirma a coordenadora da EJA de Criciúma, Joice Poerschke.

Confira abaixo os cursos disponibilizados:

Eletricista instalador Industrial, Assistente Administrativo, Padeiro e Confeiteiro, Mecânico de Automóveis, Estética Básica, Costura Básica, Soldador Mecânico, Vendas com informática, Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado.

Educação de Jovens e Adultos

A modalidade EJA é destinada às pessoas que tenham interesse em iniciar ou concluir a alfabetização e Ensino Fundamental. A inscrição é gratuita e pode ser feita a partir dos 15 anos de idade, entrando em contato com uma unidade de ensino (confira a lista de escolas abaixo).

Período noturno:

EMEB Rubens de Arruda Ramos – (48) 3442-6490;
EMEB Profª. Lili Coelho (48) 3478-7895;
EMEB Paulo Petruzzelis/Bairro da Juventude (48) 3403-2718

No período vespertino, as aulas ocorrem na Escola de Educação Básica (EEB) Engº. Sebastião Toledo dos Santos, o Colegião – (48) 3442-6490

Últimas