18.2 C
Criciúma
quinta-feira, maio 2, 2024

Troca na concessão da BR-101 pode ser solução para o Morro dos Cavalos

Medida foi cogitada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante visita à Santa Catarina na quinta-feira. Empresários, entidades comerciais e industriais e políticos unirão forças para buscar a construção de túnel na rodovia federal

O ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve em Santa Catarina na quinta-feira, dia 18, onde participou de inaugurações a exemplo do Ponto de Parada e Descanso (PPD), em Palhoça, no Km 220 da BR-101. A visita ocorreu em meio à busca por soluções para a situação do Morro dos Cavalos, que esteve interditado desde sábado, dia 13, devido a queda de uma barreira.

Diante dos questionamentos apresentados ao ministro, uma vez que empresários, presidentes de instituições, classe política, representantes da indústria e do comércio participaram do evento inaugural, Renan Filho acenou positivamente para a busca de uma alternativa. Entre elas, um leilão, onde a empresa que tiver o menor preço de pedágio poderá assumir as obras na região. Com isso, há possibilidade de a Arteris Litoral Sul ter o contrato rompido no Estado.

Obras elencadas

Em entrevista à NSC Total, o ministro explicou que após elencadas as obras a serem feitas, assim como o tempo de contrato e tarifa, esses dados serão levados ao Tribunal de Contas da União para serem aferidos e, depois, as condições que irão a leilão. “Nós vamos levar essas condições contratuais à um leilão na Bolsa de Valores em São Paulo, para ninguém dizer não, sob essas condições. Levado ao leilão, se outra empresa privada oferecer à sociedade maior vantajosidade com preços menores, a empresa que está aqui vai sair, vai receber o que ela tem a receber, entra o novo operador que ofereceu melhores condições à sociedade”, explicou.

Leia a matéria completa na edição deste final de semana do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas