14.7 C
Criciúma
terça-feira, maio 28, 2024

Inclusão de detentos será debatida em evento com Conselho da Comunidade

Congresso Regional vai ocorrer em Içara no final deste mês

Com o tema “Inclusão em ação: estratégias para um futuro mais justo”, o 3° Congresso Regional do Conselho da Comunidade de Criciúma reunirá representantes do Judiciário, forças de segurança, diretores de unidades prisionais e especialistas em Direito Penal, além de lideranças religiosas e do Conselho da Comunidade.

O evento será realizado no dia 29/4, das 14h às 22h, no auditório São João XXIII, no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. Será promovido pelo Conselho da Comunidade da comarca de Criciúma, em parceria com a Vara de Execuções Penais (VEP) da comarca de Criciúma e com o apoio da Pastoral Carcerária da Diocese de Criciúma.

Em novo formato, a programação é composta de 20 palestras, a maioria de curta duração, sobre experiências de educação, qualificação e capacitação profissional de detentos e detentas focadas em ressocialização e reintegração. A abertura do evento terá uma apresentação do Coral Novos Caminhos, da Penitenciária Feminina de Criciúma, e também, durante a programação, de uma peça teatral.

Palestrante do evento, a juíza Débora Driwin Rieger Zanini, titular da VEP da comarca de Criciúma, afirma que o tema do evento, “Inclusão em ação”, vem em boa hora para debate. “Sabemos que é compromisso da execução penal e de todos que militam em tão sensível área buscar meios para a ressocialização efetiva dos reeducandos, principalmente com a criação de postos de trabalho e estudo. Somente com essa mudança de paradigma é que estaremos atuando em prol de uma sociedade melhor e transformadora.” Além da magistrada, também palestrará no evento a juíza Livia Borges Zwetsch Beck, titular da 2ª Vara Criminal da comarca de Araranguá.

A presidente do Conselho da Comunidade de Criciúma, Ilda da Silva Del Ponte, explica que os objetivos do congresso são discutir temas relacionados à inclusão de apenados e apenadas na sociedade, e que os conteúdos que serão apresentados sobre o tema serão ministrados por especialistas das áreas de sistema prisional, educação e Poder Judiciário. “Esse é um tema de muita importância para a sociedade, saber o que é e o que pode ser produzido pela mão dos internos nas unidades prisionais da Regional Sul”, explica. Em sua avaliação, educação, religião e trabalho são os três pilares no processo de inclusão dos internos.

Para estudantes interessados, as inscrições para o congresso devem ser feitas pelo email conselhocomunidadecriciuma@gmail.com até o dia 26/4. A organização do congresso emitirá certificado de horas complementares. 

Últimas