28 C
Criciúma
terça-feira, abril 30, 2024

Evolução na produção

No acumulado do trimestre, 538 mil unidades deixaram as linhas de montagem

O crescimento consistente das vendas desde a metade do ano passado vem aos poucos puxando para cima o ritmo da produção de veículos no Brasil, apesar da baixa nas exportações. Esse é o resumo do balanço do primeiro trimestre divulgado na segunda-feira desta semana pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

A produção de 195,8 mil veículos – somando carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus – em março foi a melhor em quatro meses, superando em 3,2% a de fevereiro. No acumulado do trimestre, 538 mil unidades deixaram as linhas de montagem, 0,4% a mais que no mesmo período do ano passado. “Acreditamos que os próximos meses serão marcados por aumento contínuo na produção, por isso, apostamos muito na nossa estimativa de alta de 6% para o ano”, explicou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

Se essa reação mais relevante ainda é aguardada para a produção de carros de passeio e comerciais leves, para o segmento de pesados já é realidade. A produção de caminhões no primeiro trimestre chegou a 29,3 mil unidades, 19,7% acima do mesmo intervalo de 2023. Para os ônibus, a alta é ainda maior, de 61,6%, com 6,5 mil chassis fabricados.

Últimas