14.7 C
Criciúma
terça-feira, maio 28, 2024

Capacitação para uso dos carros elétricos é realizada em Criciúma

Servidores da Prefeitura passam pelo treinamento para conduzir os modelos JAC e-JS1. Aproximadamente 100 funcionários foram beneficiados

A Prefeitura de Criciúma realizou, por meio da Secretaria Municipal de Governança e da Diretoria de Patrimônio, uma semana de capacitação para o uso dos veículos elétricos, entregues em 27 de março. O treinamento ocorreu no Paço Municipal Marcos Rovaris, e aproximadamente 100 servidores foram capacitados. Os veículos compõem a marca “Criciúma Energia que Conecta”.

Segundo o secretário-geral da Administração Municipal, Tiago Pavan, a Escola Municipal de Governo (EMG) de Criciúma tem a responsabilidade de garantir a plena capacitação do servidor público em várias esferas e em diversos eixos temáticos. “O carro elétrico tem suas diferenças em relação a um carro a combustão. Por conta disso, a gente viu por bem realizar uma capacitação com os principais motoristas que nós temos dentro do quadro de colaboradores, para eles entenderem as diferenças e aprenderem sobre os cuidados que é preciso ter em relação a esses veículos”, enfatiza.

De acordo com o consultor de eletromobilidade da JAC Motors, Bruno Oliveira Fernandes, o objetivo da capacitação foi orientar os servidores sobre o funcionamento dos veículos elétricos. “Tem muito mito e resistência, por ser uma tecnologia nova e, também, por uma questão de sustentabilidade. O e-JS1 é um veículo que não emite nenhum tipo de poluente e, praticamente, 100% silencioso, não tendo nenhum tipo de ruído. É importante para os condutores verem que eles estão em um carro 100% confiável”, destaca.

Os 100 carros elétricos adquiridos pela Prefeitura de Criciúma possuem autonomia de 280 km a 300 km e podem ser recarregados em uma tomada convencional ou usando dois tipos de carregadores: um de 7 kWh e outro de 20 kWh. O investimento da prefeitura para a aquisição dos automóveis foi de R$ 12,6 milhões.

Últimas