9.3 C
Criciúma
segunda-feira, maio 20, 2024

Dez anos depois, Tigre inicia a disputa da Série A

Após a conquista do bicampeonato catarinense, Criciúma volta às atenções para a principal disputa do futebol nacional. Fora do Brasileirão desde 2014, elenco está ansioso para fazer uma boa campanha

Tiago Monte

Criciúma

A data era 7 de dezembro de 2014. O Criciúma perdia para o Corinthians por 2 a 1 e encerrava a participação no Brasileirão com o rebaixamento para a Série B. Entretanto, a queda já havia sido confirmada em 23 de novembro daquele ano. A igualdade em 1 a 1 com o Flamengo decretou a queda para a Segunda Divisão nacional. De lá para cá, nada mais de Série A. O Criciúma esteve na Série B e até na Série C. Nos piores momentos, chegou a flertar com a Série D. Porém, o mau tempo ficou para trás.

Desde a chegada do técnico Claúdio Tencati, ainda na gestão do presidente Anselmo Freitas, o Tigre emendou boas campanhas. Inicialmente, com a volta para a Série B do Brasileiro, depois o retorno para a Série A do Catarinense. A renovação de contrato com o treinador e a sequência dada por Vilmar Guedes, atual presidente do clube, levaram o Tigre ao titulo catarinense de 2023 e ao acesso para a Série A de 2024.

Desde a conquista da vaga para o Brasileirão, no ano passado, a ansiedade de diretoria, jogadores e, principalmente, dos torcedores é muito grande pelo começo da caminhada na principal competição do futebol nacional. E o dia chegou! Neste sábado, dia 13, às 18h30, diante do Juventude, o Criciúma estreia na Série A. “A expectativa é muito, muito grande. A ansiedade também está muito grande, de poder estrear com o Criciúma no Campeonato Brasileiro. A expectativa minha, desde que cheguei aqui, sempre foi muito boa. Eu creio que vamos fazer um ótimo Campeonato Brasileiro, vamos surpreender muita gente”, pontua o volante Higor Meritão.

Para o volante Barreto, que estava no elenco de 2014, os momentos são diferentes. “Eu tive a oportunidade de subir para o Profissional, nos últimos três jogos da Série A, juntamente com outros atletas da Base. Naquele tempo, éramos promessas, hoje já tenho mais rodagem no futebol. São momentos diferentes, porém, parecidos: porque a cidade está desejando essa Série A. Não só o torcedor, mas a gente também. Esperamos fazer bonito e somar o máximo de pontos possíveis”, diz.

Primeiro objetivo: ficar na Série A

Não é segredo para ninguém que o primeiro objetivo do Criciúma é permanecer na Série A para 2025. Meritão confirma o fato, mas chega a ventilar a possibilidade de brigar por uma vaga na Sul-Americana e até na Libertadores do ano que vem. “Muitas pessoas não têm a confiança. Falam que, normalmente, o time que sobe é o time que cai, mas eu creio que Deus vai fazer algo diferente aqui e a gente vai trabalhar muito duro, muito pesado para manter o Criciúma. Esse é o nosso objetivo: permanecer na Série A. E depois o que vier, a gente vai buscar: Sul-Americana, se Deus quiser, quem sabe, uma Libertadores. Nada é impossível, então a gente vai trabalhar muito firme para conquistar os nossos objetivos” , ressalta o jogador.

Meritão, entretanto, está consciente do alto nível da Série A e sabe que a missão do Tigre será complicada. “Sabemos da qualidade que tem os clubes. Nós sabemos da dificuldade que é o Campeonato Brasileiro, mas a gente vai trabalhar muito forte, muito duro para buscar a nossa permanência. O nosso primeiro objetivo é a permanência, e depois, como eu acabei de dizer, o que vie é lucro. E a gente vai sempre buscar o melhor para a instituição, para a equipe, e para nós”, pontua.

O bom trabalho do técnico Cláudio Tencati é um dos trunfos para a manutenção do Tigre na Série A. “Já são três anos (sob comando de Tencati). Se eu não me engano, ele é um dos treinadores com mais tempo no cargo de um clube brasileiro, que é algo muito difícil de acontecer. Ele tem a nossa confiança e a gente pode fazer um bom trabalho. É um time muito unido, guerreiro, que sempre tenta buscar o melhor e não tem vaidade, não tem egoísmo. Nunca vi, pelo menos, e acho que é algo que vai nos ajudar a surpreender”, comenta Meritão.

Adversário é vice-campeão gaúcho

O Juventude será um adversário complicado para o Criciúma. O time da Serra Gaúcha eliminou o Internacional, nas semifinais do Estadual, e chegou a estar vencendo o Grêmio na decisão, mas acabou derrotado. Mesmo assim, Meritão sabe da qualidade do time gaúcho, o que tornará o jogo bastante complicado. “A gente sabe que tem um jogo muito importante, um jogo muito difícil, contra uma equipe que tem muita qualidade. Mostrou durante o Campeonato Gaúcho, chegou na final. Não foram campeões, mas sabemos que tem muita qualidade. Então, agora é trabalhar para ver o que o professor Tencati vai preparar para a gente”, comenta.

A expectativa é grande para a partida. “Estou muito ansioso, a expectativa está muito lá em cima para esse campeonato. Queremos começar bem, com vitórias. Seria muito importante. Como eu já falei, a qualidade do Juventude é grande, mas a gente vai se preparar para fazer um ótimo jogo, uma boa estreia no Campeonato Brasileiro“, diz.

Para Barreto, o adversário é perigoso. “É difícil jogar contra eles, foram finalistas do Gauchão, fazem um bom trabalho, mas, aqui dentro da nossa casa, a gente tem que prevalecer, como viemos fazendo. É levar a nossa força para campo”, destaca.

Campeonato Brasileiro – Série A – 1ª Rodada

Sábado (13/04) – 18h30 – estádio Heriberto Hülse, em Criciúma

CRICIÚMA

Alisson; Claudinho, Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes; Barreto, Higor Meritão, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Éder e Renato Kayzer.Técnico: Cláudio Tencati

JUVENTUDE

Gabriel; João Lucas, Rodrigo Sam, Zé Marcos e Gabriel Inocêncio; Jadson, Caíque e Jean Carlos; Lucas Barbosa, Gilberto e Erick Farias (Rildo). Técnico: Roger Machado

Arbitragem: Bruno Pereira Vasconcelos; Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos e Paulo de Tarso Bregalda Gussen (trio da BA); VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG); AVAR: Cleriston Clay Barreto Rios (SE).

Últimas