21.2 C
Criciúma
domingo, maio 5, 2024

Visões de uma guerra de interesses

Livro premiado que oferece uma nova perspectiva da Guerra do Vietnã ganha adaptação para o streaming, com Hoa Xuande e Robert Downey Jr. no elenco

A Guerra do Vietnã foi um dos conflitos armados que mais simbolizou o período de Guerra Fria, no qual os Estados Unidos e a Rússia travavam um combate ideológico por áreas de influência no mundo. No Vietnã, os estados do Sul (capitalista) e do Norte (comunista) entraram em uma sangrenta guerra civil que culminou na morte de milhares de pessoas, incluindo civis e combatentes. A guerra se encerrou com uma retirada patética das tropas americanas e a unificação do país. Esse período de grandes turbulências e manifestações sociais foi retratado no livro “O Simpatizante”, de Viet Thanh Nguyen, lançado em 2015 e vencedor do prêmio Pulitzer, que será adaptado para uma série na Max.

Com o mesmo título da obra original, a produção chegará a plataforma de streaming no dia 14 de abril e contará com sete episódios. “O Simpatizante” é estrelado pelo ator Hoa Xuande (“Cowboy Bebop”), que interpreta um espião comunista meio francês e meio vietnamita. Depois da Guerra, o personagem é exilado para Los Angeles, onde é incorporado a uma comunidade de refugiados vietnamitas. Lá, ele vai começar a trabalhar como consultor de filmes norte-americanos que contam sobre a história da Guerra do Vietnã. No processo, o personagem também irá conhecer pessoas novas e iniciar relacionamentos amorosos complicados.

O ator Robert Downey Jr. também está presente no elenco e na produção executiva de “O Simpatizante”. Uma questão curiosa é que ele não possui apenas um papel, mas dá vida a uma série de personagens com caracterizações e sotaques diferentes. Cada um deles tem como objetivo representar uma faceta da elite social, econômica e política dos Estados Unidos, construindo uma crítica ao imperialismo norte-americano, que prega uma ideia de superioridade, missão divina e civilizatória do país em relação aos demais, defendendo a interferência estadunidense em questões políticas e sociais ao redor do mundo.

por Kreitlon Pereira

colunavia@gmail.com

Últimas