16.1 C
Criciúma
sexta-feira, maio 17, 2024

Segue a luta pela fixação da barra do rio Araranguá

Estudo de readequação dos gastos deve ser realizado para que seja feita a busca por recursos

Araranguá
Paulo Paixão
politica@tnsul.com

Uma reivindicação de pelo menos uma década segue como uma luta para os araranguaenses. É a fixação da barra do rio Araranguá, que beneficiaria pescadores de toda a região e, principalmente aqueles que têm neste meio, um sustento econômico. Tamanha é a importância da obra, a luta pela realização da mesma já chegou até a ganhar uma campanha denominada #BarraJá.

De acordo com o vereador que liderou a campanha, juntamente com outros legisladores e entidades sociais e de classe, Luciano Pires (União Brasil), a mobilização tem por objetivo divulgar o pedido da comunidade e angariar apoio nas mais diversas esferas políticas. “A nossa ideia é fazer com que os nossos deputados estaduais, deputados federais, senadores, governador tenham conhecimento que o Sul do estado precisa dessa obra. Ela é uma obra importante”, salientou Luciano Pires.

Economia

Para Pires, a realização da fixação da barra do rio Araranguá vai mais além do que apenas um local de passagem de embarcações pesqueiras, mas também pode influenciar na economia do município em outros setores. “Não só na questão de embarcações pesqueiras, mas na questão turística também. Ela influencia diretamente na economia do Sul do estado, e é por isso que nós estamos levantando essa bandeira com indicações e com requerimentos”, disse o vereador.

READEQUAÇÃO

O projeto para a fixação da barra do Rio Araranguá já existe há alguns anos e, por isso, precisaria agora de um estudo de readequação financeira. “Deveremos pedir adequações de projetos para que a gente possa ter o custo exato da obra e aí tentar mobilizar o maior número de entes públicos possível, seja a nível de estado quanto a nível federal, para a gente ver se a gente consegue viabilizar a obra”, disse, mesmo sendo sabedor da dificuldade que é realizar uma obra de tamanha magnitude. “A gente entende que é uma obra bem difícil pelo custo, mas cabe aos vereadores manter essa chama acesa e lembrar os nossos governantes a nível estadual e federal para que a gente possa tirar essa tão sonhada obra do papel”, concluiu Luciano Pires.

Assunto deve ser pauta na Câmara de Vereadores hoje

Tamanha a importância do projeto, a fixação da barra do rio Araranguá deverá ser um dos assuntos a serem tratados no Legislativo hoje. Conforme o vereador Samuel Duarte Nunes (PSD), o Samuca, uma indicação tratando sobre o projeto deverá ser aprovada e enviada ao Poder Executivo. “Amanhã (hoje) devemos aprovar uma indicação para o prefeito tratando sobre o assunto e nas próximas sessões também deveremos aprovar um requerimento para enviar ao Governo do Estado para pedir apoio”, adiantou o vereador Samuca.

Mobilização

Ainda segundo o vereador, a mobilização pela obra segue para a concretização do projeto em prol do desenvolvimento de Araranguá. “Continuamos nos mobilizando para tratar sobre o assunto. Sabemos que o Executivo trabalha nos bastidores para a realização desta obra. Acredito que o prefeito quer deixar esta obra pronta como uma marca dele. É um projeto muito importante para o desenvolvimento de Araranguá”, acredita Samuel Duarte Nunes.

Leia mais matérias completas na edição desta quarta-feira, dia 10, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas