19.3 C
Criciúma
terça-feira, maio 7, 2024

Comitiva da CBA explora potenciais parcerias com a Unesc 

O grupo ficou até essa quinta-feira (4/04) na Universidade

A Unesc recebeu nesta semana uma comitiva da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), do grupo Votorantim. O objetivo do encontro, que iniciou na terça-feira (2/04) e se estendeu até quinta-feira (4/04), foi explorar possíveis parcerias para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e econômico da região.

A empresa foi representada pela Engenheira de Minas Camila Botarro Moura; pelo Engenheiro Metalúrgico e coordenador de Desenvolvimento Tecnológico na empresa, Henrique Correa Dos Santos; e pelo Gerente Geral e Consultor de Tecnologia e Inovação em Mineração e Metalurgia, Adelson Dias de Souza. 

O grupo  foi recebido pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes; pelo pró-reitor de Administração José Otávio Feltrin; pelo coordenador do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) Roberto Bastos, além de professores pesquisadores, que conduziram a visita pelas instalações da Universidade, incluindo laboratórios, o Parque Científico e Tecnológico da Instituição (Iparque), além das Clínicas Integradas da Instituição e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS). 

Gisele contextualizou aos visitantes a importância da Unesc no cenário nacional e internacional, ressaltando que a Instituição está classificada entre as 20 melhores não-estatais do Brasil e entre as 150 melhores da América Latina, conforme a classificação no ranking internacional Times Higher Education, que avalia as Universidades em todas as suas missões, como Ensino, Pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais, baseado em 13 indicadores de desempenho. 

Durante o encontro na sala da reitoria, Gisele também mencionou a disponibilidade da Universidade para colaborar com empresas como a CBA, oferecendo a possibilidade de criação de laboratórios conjuntos e destacando a capacidade da Instituição em atender às necessidades de parceiros. 

“Temos 96 doutores e 500 estudantes de mestrado, além de mais de 400 projetos de Pesquisa em diversas áreas do conhecimento e com forte compromisso em inserir a ciência nas empresas”, disse, lembrando que nos últimos anos a Unesc tem buscado estreitar laços com o setor empresarial e uma das iniciativas neste sentido tem sido a integração dessas empresas dentro da própria Universidade. 

A Instituição já soma seis laboratórios neste modelo no campus, ou seja, espaços escolhidos pelas empresas para o desenvolvimento de tecnologia e a resolução de problemas complexos que afetam diretamente suas atividades.

“A ideia de estabelecer laboratórios conjuntos entre a empresa e a Universidade é promissora. Podemos discutir a instalação de um laboratório da Votorantim dentro da Universidade. Essa parceria não só impulsiona a Pesquisa e o desenvolvimento, mas também trará um reconhecimento social significativo”, comentou Gisele, reforçando ainda a oportunidade de parcerias, por meio do Centro de Inovação que será inaugurado em breve, como um espaço propício para o desenvolvimento de iniciativas nesse sentido. A CBA já tem uma parceria com a Universidade há mais de 10 anos. 

Últimas