12.5 C
Criciúma
quinta-feira, abril 18, 2024

IMA e municípios do Sul recolhem mais de 7 toneladas de eletrônicos

A ação semestral aconteceu em Nova Veneza, Urussanga, Maracajá e Santa Rosa do Sul

Nova Veneza
cidades@tnsul.com

E ntre os dias 25 e 27 de março foram realizados recolhimentos itinerantes de eletrônicos e lâmpadas nos 21 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), e que já aderiram ao Programa Penso, Logo Destino (PLD) do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

A ação, que é realizada semestralmente, ocorreu em quatro pontos de consolidação estrategicamente distribuídos no sul do estado e recolheu em Santa Rosa do Sul, Maracajá, Nova Veneza e Urussanga mais de 7 toneladas de eletrônicos como televisores, aparelhos de ar condicionado e computadores, além de mais de 1.000 lâmpadas e de 200 kg de pilhas.

O resultado positivo do trabalho envolveu a equipe dos coordenadores municipais do programa, da Coordenação Regional do PLD em Criciúma, conduzida pelo servidor do IMA, Marcos Favro sob orientação da Coordenadoria Regional de Meio Ambiente (Codam) de Criciúma, cuja gestão do coordenador regional, Ibanez Anibal Zanette, possibilitou o destino correto de todos esses materiais.

Ele fala da importância do Programa e da adesão da população. “É importante a adesão da população para que cada vez mais a logística reversa torne-se o caminho para uma cadeia de suprimentos sustentável, onde o retorno de produtos ao ciclo produtivo se torna uma oportunidade para minimizar impactos ambientais e maximizar a eficiência operacional”, disse Zanette.

Saiba mais:

O que é o Programa Penso, Logo Destino?

O Programa Programa Penso, Logo Destino (PLD) foi idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e tem a finalidade de oportunizar a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses no descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa.

O que é Logística Reversa?

Conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada (Lei Federal 12.305/2010).

O que são Entidades Gestoras?

São pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, constituídas pelas fabricantes e importadoras ou associações de fabricantes e importadores, e que têm como o objetivo estruturar, implementar e operacionalizar o sistema de logística reversa.

Onde encontrar um ponto para destinar resíduos?

Para localizar o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) mais próximo de você, pesquisando neste link: https://pld.ima.sc.gov.br/.

Conheça o Programa Penso, Logo Destino acessando a página:

https://www.ima.sc.gov.br/index.php/qualidade-ambiental/programa-penso-logo-destino

Últimas