24.8 C
Criciúma
quinta-feira, maio 8, 2025

Criciúma: Dia de matar saudades e rever amigos

Terceiro Encontro dos Amigos da RCE acontece no sábado, dia 6, no Lanterna’s Club, em Criciúma. Evento é aberto ao público em geral

Tiago Monte

Criciúma

Os telespectadores e fãs dos apresentadores e artistas da TV Eldorado, de Criciúma, poderão matar a saudade dos bons tempos. No sábado, dia 6, acontece o terceiro Encontro dos Amigos da Rede de Comunicações Eldorado (RCE). O evento, que é aberto ao público, acontecerá no Lanterna´s Club – Avenida Centenário, 1580, próximo à rótula do bairro Santo Antônio – a partir das 11 horas. “As pessoas que iam ao Show da Viola, que tinham contato com os profissionais estão convidadas. Assim como pessoas que compraram espaço, patrocinadores, agências e simpatizantes, de modo geral, estão convidados a comparecerem. Vai ser uma grande festa”, comenta Christophe Maximiano de Lima, o Lobão, ex-funcionário da RCE e um dos organizadores do evento.

O ingresso custa 60 reais e dá direito à costela com acompanhamentos. A bebida será cobrada à parte. “A gente faz no Lanterna’s porque o Luiz é um ex-funcionário e ele já assa a carne e tem toda a infraestrutura”, explica Lobão.

Entre os nomes confirmados no evento estão Antônio Rosa e Verci Fortunato. “Também estarão o Querência, o pessoal da técnica, da ‘telinha’, do comercial, as copeiras, jardineiro, porteiros, motoristas… enfim: todos os ex-funcionários. A expectativa é boa. Queremos colocar uns 100 ex-funcionários da RCE”, destaca.

Os dois primeiros encontros aconteceram em abril e outubro de 2019 e a ideia surgiu com o próprio Lobão, em parceria com Beto Romancine. “A gente faz isso para confraternizar, para rever os amigos e matar a saudade dos tempos da nossa querida TV Eldorado”, destaca.

História de sucesso em Santa Catarina

No dia 10 de outubro de 1978 iniciaram as operações da TV Eldorado Catarinense em Criciúma. O canal 9 exibia 10 horas diárias de programação local. Até janeiro de 1979, a emissora atuou com uma grade em caráter experimental.

O sonho de trazer um canal televisivo para a cidade foi de Antonio Sebastião dos Santos, conhecido como Antonio Luiz. Ele recebeu o auxilio do então diretor da Cecrisa, Dilor Freitas, e de Evaldo Stopassoli. A TV Eldorado afiliou-se à Rede Bandeirantes de televisão. Os criciumenses assistiam, na época, somente a TV Tupi, transmitida pela TV Cultura de Florianópolis, a TV Difusora de Porto Alegre e a TV Coligadas de Blumenau, afiliada da Rede Globo.

Os programas eram gravados na própria emissora, localizada no Morro Cechinel – onde hoje fica a sede da NSC TV. A escolha do lugar se deu por que ele era um dos pontos mais altos da cidade que possuía via de acesso, energia elétrica e a torre da antiga Telesc, que facilitava as transmissões.

A TV Eldorado ganhou a TV Cultura de Florianópolis como afiliada em 1982, dando inicio a Rede de Comunicações Eldorado e encerrou as s transmissões em setembro de 1995. Naquele ano, Dilor Freitas negociou a venda da RCE TV. As emissoras de Florianópolis, Itajaí e Xanxerê foram compradas por Edir Macedo, dono do Grupo Record, e a emissora de Criciúma foi negociada com o Grupo RBS.

Últimas