17.6 C
Criciúma
segunda-feira, junho 17, 2024

Bola rolando pela Libertadores

Com Flamengo e Grêmio em campo, brasileiros iniciam hoje a busca por mais uma conquista

Bogotá / La Paz
esporte@tnsul.com

Começa hoje, mais uma edição da Copa Libertadores da América. E com dois brasileiros em campo. A partir das 19 horas, o Flamengo visita o Millonarios, no estádio El Campin, na altitude de Bogotá, na Colômbia. Mais tarde, às 21 horas, o Grêmio também “sobe o morro” e enfrenta o Strongest nos 3.640 metros de La Paz, na Bolívia.

O Rubro-Negro busca o tetracampeonato e desembarcou na noite de domingo na capital colombiana. A delegação seguiu direto para o hotel, onde um grupo de aproximadamente 10 torcedores esperava para ver os jogadores.

A delegação do Flamengo viajou com 24 jogadores. Da diretoria, estão presentes o vice-presidente de futebol, Marcos Braz; o diretor executivo Bruno Spindel, e Diogo Lemos, membro do Conselho de Futebol. Ontem, o grupo fez um treino no antigo CT da seleção da Colômbia (o novo CT fica em Barranquilla). Como a altitude não é tão elevada assim na cidade (2.640 metros), a preocupação rubro-negra é em adaptar os atletas à velocidade maior da bola.

ADVERSÁRIO FOCADO

Enquanto o Flamengo usou força máxima na final do Carioca e venceu o Nova Iguaçu por 3 a 0 antes da estreia na Libertadores, o seu adversário poupou quase o time inteiro na rodada do Campeonato Colombiano. No último sábado, o Millonarios entrou em campo apenas com o goleiro Alvaro Montero (que pegou um pênalti) e o zagueiro Juan Pablo Vargas (que fez um gol) e mesmo assim ganhou do Fortaleza-COL fora de casa por 2 a 1.

O time do técnico Alberto Gamero, que vinha de vitória no clássico da capital contra o Santa Fé por 3 a 1, ressuscitou no Campeonato Colombiano com as duas vitórias, chegou a 19 pontos após 15 rodadas e entrou no G-8, zona de classificação para a segunda fase.

Tricolor usará reservas na Bolívia

Após três anos, o Grêmio volta a disputar a Libertadores. O sonho do tetra inicia nesta terça-feira, mas para muitos do elenco gremista, será a primeira experiência no torneio continental. Por outro lado, alguns conhecem bem a competição.

No total, 14 jogadores jogaram a Libertadores ao menos uma vez. Considerando que o grupo de Renato tem mais de 30 atletas, a maioria, de fato, fará estreia no torneio. Os experimentados, em maioria, são titulares. Ou seja, estarão fora do primeiro compromisso, visto que Renato preservou atletas da viagem à Bolívia.

REMANESCENTES

Entre os que têm experiência em Libertadores, Geromel e Kannemann são os únicos remanescentes do título de 2017. O argentino conquistou a América também pelo San Lorenzo, em 2014. Além da dupla, outros dois disputaram finais, mas foram vice: Pavon, pelo Boca Juniors em 2018, e Soteldo, com o Santos em 2020.

Como Renato irá escalar reservas em La Paz, incluindo muitos jovens no grupo, somente quatro jogadores que integram a delegação já jogaram no torneio: Marchesín, Du Queiroz, Nathan e JP Galvão. Os outros 10 permaneceram em Porto Alegre.

Copa do Brasil 2025: Botafogo confirma vaga na disputa

Rio de Janeiro

Com o título da Taça Rio de 2024 conquistado no domingo, o Botafogo garantiu uma vaga na Copa do Brasil da próxima temporada. Até o momento, 53 clubes confirmaram participação na competição nacional de 2025. Entre as equipes da Série A do Campeonato Brasileiro, o Corinthians é a única que ainda não teve sua participação confirmada na edição do próximo ano, pois foi eliminado na fase de grupos do Campeonato Paulista.

Apesar de ainda não ter garantido sua vaga na Copa do Brasil pelo estadual, o Corinthians ainda pode garantir sua classificação via Campeonato Brasileiro. O Botafogo foi o último clube da Série A que carimbou seu passaporte após vencer o Boavista, por 2 a 0, pela final da Taça Rio.

Levando em consideração a Série B do Brasileiro, oito clubes também ainda não garantiram sua participação na edição de 2025: Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Goiás, Guarani, Ituano, Mirassol e Ponte Preta.

Últimas