28.8 C
Criciúma
sábado, abril 27, 2024

Confira cinco alimentos que te ajudam a dormir melhor

Estas opções são excelentes opções de lanches da noite ou até jantar

Se você utiliza chás e combinações de ervas para dormir melhor e evitar a insônia, pode experimentar alguns alimentos como frutas e legumes que auxiliam na hora do sono. Estes alimentos são excelentes opções de lanches da noite ou até jantar, já evitando combinações pesadas de digestão demorada, o que pode acarretar em maior dificuldade para dormir.

Cereja

Entre os cinco alimentos está a cereja, que é rica em antioxidantes, com função anti-inflamatória e imunitária, além de flavonoides – antocianinas-, ácido elágico e ácidos fenólicos.

Cereja é um dos alimentos que contribuem para a qualidade do sono – Foto: Divulgação/ND

A cereja também é fonte de vitamina A, carotenoides e vitamina C e de minerais como potássio, magnésio e fósforo, mas a principal propriedade dela que auxilia no sono é a melatonina – hormônio importante na melhoria da qualidade do sono.

Grão de Bico

O grão de bico é rico em cálcio, contém boas quantidades de vitamina K e fósforo. Juntos, os nutrientes ajudam o fortalecimento ósseo, podendo prevenir fraturas e doenças que afetam os ossos, como a osteopenia e a osteoporose.

Para o sono, a principal propriedade do Grão de Bico é o triptofano, um aminoácido que pode ajudar a melhorar o sono. O triptofano é convertido em melatonina no cérebro, assim como em serotonina, um neurotransmissor que promove o sono e o relaxamento.

Mel

O Mel é delicioso e um aliado na hora de “enganar” o cérebro para evitar o açúcar refinado. Capaz de fortalecer nosso sistema imunológico, colaborar com a boa digestão, e até mesmo combater a prisão de ventre.

Mas os benefícios não param por aí: o mel é anti-séptico, diurético, antioxidante, calmante, e expectorante.

Mel também possui propriedades calmantes, que contribuem para a qualidade do sono – Foto: Prefeitura de São Joaquim/Divulgação

Estudos confirmaram a eficácia do Mel na melhora do sono, diminuição da agitação, pensamento desorganizado, distúrbios perceptuais, emocionais e de atenção.

Leite

Além dos chás, muita gente é adepto de um copo de leite morno antes de dormir, a combinação com o mel pode potenciar os efeitos calmantes e relaxantes da bebida.

Mas porque o leite ajuda a dormir melhor? O leite possui em sua composição proteínas que, quando digeridas, liberam um aminoácido chamado triptofano, que participa da produção de serotonina.

O costume de tomar um copo de leite morno antes de dormir faz sentido, já que a bebida tem propriedades que estimulam o bem-estar – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Essa substância, encontrada no cérebro, promove sensação de bem-estar no corpo e regula o sono.

Camomila

Por último a mais conhecida de todas as ervas como atuante em uma noite melhor de sono. A camomila tem propriedades ansiolíticas, calmantes, indutoras do sono, anti-inflamatórias e antioxidantes.

Camomila é uma das ervas mais conhecidas com propriedades calmantes – Foto: Reprodução/Pixabay

Essas propriedades auxiliam na condução de uma rotina de relaxamento e melhoria da qualidade do sono.

*Via ND+

Últimas