20 C
Criciúma
sábado, abril 27, 2024

Nova função do aplicativo gov.br ajuda pessoas com deficiência visual

Atualização permite ouvir comandos que são apresentados na tela do celular no momento da validação pela biometria ou reconhecimento facial

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou uma nova função no aplicativo GOV.BR para auxiliar o reconhecimento facial de deficientes visuais. A partir de agora, o usuário será orientado por comando de voz no momento da realização da biometria. Segundo a pasta, esta etapa é necessária para aumentar o nível dentro da plataforma para status prata ou ouro.

De acordo com a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostro de Domicílios Contínua) de 2022, existem 6,5 milhões de brasileiros com dificuldade para enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contato.

“A transformação digital só será plena quando todos os brasileiros tiverem acesso às facilidades do gov.br. Trabalhamos para desenvolver esta nova funcionalidade pensando na inclusão dessas pessoas, nas formas que elas podem exercer a cidadania digital”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.

Ao todo, 153 milhões de brasileiros possuem uma conta ativa no aplicativo. Do total, 78 milhões possuem uma conta ouro ou prata. O ministério informa que nesses dois níveis é possível acessar todos os serviços disponíveis na plataforma do governo federal.

*Via R7

Últimas