20 C
Criciúma
segunda-feira, maio 20, 2024

Católicos se preparam para o início da Semana Santa

Celebrações marcam o ápice da fé cristã

A Igreja Católica inicia com o Domingo de Ramos, dia 24, as celebrações da Semana Santa e da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na Diocese de Criciúma, cada paróquia define, de acordo com a sua realidade comunitária, a programação de missas, procissões, Vigília Pascal e Domingo da Ressurreição.

Neste Domingo de Ramos, o Bispo Dom Jacinto Inacio Flach realizará a tradicional bênção dos ramos às 10 horas, em frente ao Colégio São Bento. Após o rito, os fiéis partem em procissão até a Catedral São José, onde acontece a Santa Missa. À noite, a partir das 19 horas, ocorre no mesmo local a bênção e, em seguida, a celebração da Santa Missa. Na Catedral Diocesana haverá ainda outras duas celebrações, às 8h e 17 horas, sem procissão.

No Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, a procissão sairá às 9h30 da Arena Caravaggio. Após a bênção, os fiéis seguem em procissão para a Santa Missa às 10 horas. Em Içara, a Missa com a bênção dos ramos acontece em três horários: 9h, 11h e 15 horas, no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus. Na cidade de Araranguá, o Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens irá realizar três missas: 8h, 16h e 19 horas.

Missa do Crisma

Como parte do período pascal, ocorre na Quinta-feira Santa, às 9h30, na Catedral, a Missa do Crisma, também chamada de Missa dos Santos Óleos ou da Unidade, a celebração marca o momento em que a Igreja realiza a Bênção dos Óleos dos Enfermos e do Batismo, a Consagração do Óleo do Crisma e a Renovação das Promessas Sacerdotais de todo o clero. A Santa Missa será transmitida ao vivo pelo facebook da Diocese de Criciúma.

Tríduo Pascal

Com a missa da Ceia do Senhor, popularmente conhecida como Lava Pés, ainda na Quinta-feira Santa, inicia-se o chamado Tríduo Pascal. Na Catedral, a missa ocorre às 20 horas. Na Sexta-feira Santa, dia de jejum e abstinência, o dia será marcado pela celebração da Paixão do Senhor, às 15 horas, e a procissão do Senhor morto durante a noite. Os dois momentos contam com a presença do Bispo Diocesano. O Tríduo Pascal da Catedral encerra-se no Sábado de Aleluia, com a celebração da Vigília da Páscoa, que terá início às 19h e também contará com a presença do Bispo Dom Jacinto.

Domingo da Ressurreição

Quatro missas celebram o Domingo da Ressurreição na Catedral: às 8h, 10h (presidida por Dom Jacinto), 17h e 19 horas. Tanto para o Domingo da Páscoa como para todas as outras celebrações que antecedem a data, as paróquias da Diocese têm programações próprias para missas, procissões e vigília. Por isso, a recomendação aos fiéis é para que procurem essas informações nas secretarias paroquiais, por telefone ou também nas redes sociais.

Gesto concreto: Coleta Nacional da Solidariedade

Anualmente, no “Domingo de Ramos”, acontece também a Coleta Nacional da Solidariedade – parte integrante da Campanha da Fraternidade –, que tem como objetivo despertar o espírito de caridade, partilha, fraternidade e de amor ao próximo.

Conforme a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os recursos arrecadados integram os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade que contribuem para a promoção da dignidade humana, o compromisso com os pobres e a vida plena. No site da Diocese de Criciúma é possível conferir o edital completo para a inscrição de projetos.

Do total arrecadado na Coleta da Solidariedade, 60% fica na própria diocese e é gerido pelo Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) com o objetivo de apoiar iniciativas e projetos locais. Os outros 40% compõem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que é administrado pelo Departamento Social da CNBB, sob a orientação do Conselho Gestor da CNBB.

Confira a programação completa da Catedral e dos Santuários Diocesanos:

Catedral São José
Domingo de Ramos: Missa às 8h, 10h, 17h e 19 horas
Segunda-feira: Missa às 7h15
Terça-feira: Missa às 7h15 e 12h30
Quarta-feira: Missa às 7h15 e 15 horas
Quinta-feira: Missa às 9h30 e 20 horas
Sexta-feira: Celebração da Paixão do Senhor às 15h e Procissão do Senhor Morto e Via Sacra às 19h30
Sábado: Missa da Vigília Pascal às 19h
Domingo: Missa de Páscoa às 8h, 10h, 17h e 19 horas

Santuário de Caravaggio
Domingo de Ramos: Missa às 8h, 9h30 e 10h
Terça-feira: Missa às 19h30
Quarta-feira: Noite de Confissões a partir das 19h30
Quinta-feira: Missa às 19h30
Sexta-feira: Celebração da Paixão do Senhor às 15h
Sábado: Missa da Vigília Pascal às 18h
Domingo: Missa de Páscoa às 8h e 10 horas

Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus
Domingo de Ramos: Missa às 9h, 11h, 15h e 18 horas
Quinta-feira: Missa às 19h30
Sexta-feira: Via Sacra da Paixão às 6h e 11 horas
Encenação da Paixão de Cristo às 13h30
Celebração da Paixão do Senhor às 15h
Procissão reflexiva das 7 dores de Nossa Senhora às 16h30
Sábado: Missa da Vigília Pascal às 18h
Domingo: Missa de Páscoa às 9h, 11h, 15h e 19h

Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens
Domingo de Ramos: Missa às 8h, 16h e 19 horas
Segunda-feira: Noite de confissões a partir das 19h
Terça-feira: Dia de confissões e missa às 18h15
Quarta-feira: Dia de confissões
Quinta-feira: Missa às 12h30 e 19h30
Sexta-feira: Celebração da Paixão do Senhor às 15h e Caminhada Penitencial saindo da comunidade Coloninha até o Santuário às 19 horas
Sábado: Missa da Vigília Pascal às 18h
Domingo: Missa de Páscoa às 8h, 16h e 19 horas

Últimas