12.5 C
Criciúma
quinta-feira, abril 18, 2024

Faustão ‘furou a fila’ para transplante de rim?

Faustão passou por um transplante de rim bem-sucedido na manhã de segunda-feira, dia 26

Após a cirurgia de transplante de rim do renomado apresentador Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, realizada em menos de 24 horas nesta segunda-feira, dia 26, diversos brasileiros questionaram em que posição ele estava na fila de espera.

O tema chegou a ganhar destaque nas redes sociais, com discussões no Twitter. A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo esclareceu que não houve irregularidades.

Segundo informações da Secretaria, Faustão ocupava a 13ª posição na fila de espera por um transplante de rim.

Essa prioridade foi estabelecida considerando que o apresentador já havia passado por um transplante de coração há seis meses, o que justificou sua necessidade iminente do procedimento renal.

De acordo com a nota divulgada pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo, Fausto Silva foi incluído na lista de espera em 6 de fevereiro e, seguindo os critérios estabelecidos pelas resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última segunda-feira. Ele ocupava a 13ª posição na fila para receber o órgão.

A resolução estadual SS nº 6, de fevereiro de 2019, estabelece critérios específicos de priorização para transplantes, levando em conta situações como impossibilidade total de acesso à diálise, histórico de transplante prévio de outro órgão e pós-doação renal.

Além disso, é imprescindível que haja compatibilidade genética e sanguínea entre doador e receptor, bem como uma faixa etária adequada.

A cirurgia de Faustão

De acordo com o boletim médico, o procedimento ocorreu bem e sem intercorrências. No entanto, o paciente seguirá internado no local para ser observado pela equipe devido à inserção do novo órgão.

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, foi hospitalizado no domingo (25) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. – Foto: Reprodução/Albert Einstein/ND

A cirurgia foi o segundo transplante pelo qual Faustão foi submetido em menos de 6 meses. Isto porque em agosto de 2023 o apresentador passou por um transplante de coração.

Faustão já estaria com problema nos rins

Segundo informações obtidas pelo portal R7, o apresentador teria sido colocado na lista de prioridades para o transplante renal devido à gravidade de sua condição e também pela necessidade de preservar o sucesso de seu transplante cardíaco realizado em agosto do ano passado.

O apresentador vinha enfrentando complicações renais há meses, sendo submetido a sessões de diálise três vezes por semana devido à falência renal.

Segundo fontes do hospital, Faustão já conseguiu estabelecer contato com amigos e familiares para tranquilizá-los sobre sua condição.

Apesar da gravidade do procedimento, o apresentador passa bem após a cirurgia. A identidade do doador do rim não foi divulgada, mas não seria alguém próximo à família do artista, conforme informado ao portal R7.

*Via ND+

Últimas