9.3 C
Criciúma
segunda-feira, maio 20, 2024

PM esclarece ação policial que levou a óbito agressor em Criciúma

A Polícia Informou que o disparo de munição letal, que de fato foi realizado posteriormente, veio por legítima defesa de um dos agentes, que foi atacado pelo indivíduo com uma faca

0 9º Batalhão de Polícia Militar Polícia Militar de Criciúma, representada pelo Tenente-Coronel Mário Luiz Silva, emitiu uma nota de esclarecimento à imprensa na tarde desta sexta-feira, 23, sobre o caso do homem morto em confronto com policiais durante uma ocorrência de violência doméstica e ameaça, na última quarta-feira, 21.

A Polícia Militar diz que, durante a ocorrência, o homem ameaça os agentes portando uma faca; para advertência, os policiais efetuaram disparos contra o homem com munições não letais de borracha, que tem a intenção de incapacitar o indivíduo sem trazer riscos à sua vida.

O mal entendido veio pela reprodução em redes sociais de um vídeo filmado por um popular que repercutiu na região e pela imprensa. A mídia mostra o policial realizando os disparos de arma de fogo, que deixou a entender que o homem havia sido morto sem legítima defesa com uso de munição letal. No enteando, o vídeo mostra os primeiros disparos, com munição de bala de borracha para conter o indivíduo.

A Polícia Informou que o disparo de munição letal, que de fato foram realizados posteriormente, veio por legítima defesa de um dos agentes, que foi atacado pelo indivíduo com uma faca após os disparos de bala de borracha, diferente do que o vídeo deixa a entender.

Em nota, a PM ainda diz que “tais informações ainda são em caráter preliminar, carentes de apuração mais acurada. Nesse sentido, primando pela lisura das ações da Polícia Militar de Santa Catarina, fora instaurado inquérito policial militar para bem apurar os fatos,” esclarece, frisando que ” as ações da Policia Militar são sempre balizadas pela mais estrita legalidade e que a proteção dos direitos humanos é o nosso principal vetor.”

Últimas