13.6 C
Criciúma
quarta-feira, abril 17, 2024

Impactos de futuro loteamento serão debatidos em Orleans

EIV visa diminuir os efeitos provocados pela ocupação do solo e será apresentado durante uma reunião

Orleans
Paulo Paixão
politica@tnsul.com

Com o objetivo de apresentar e discutir o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), de um loteamento que deverá abrigar 112 terrenos, no bairro Corridas, em Orleans, o Município realizará uma audiência pública no próximo dia 28.

De acordo com o chefe do Executivo Municipal, prefeito Jorge Koch, o município caminha lado a lado com os compromissos firmados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e é necessário cada vez mais a aplicação de instrumentos e diretrizes que assegurem o direito a cidades sustentáveis para as atuais e futuras gerações.

“Habitação de qualidade, lazer, trabalho e bem-estar são o pilar para que o cidadão possa ter uma vida digna de qualidade. A população precisa participar destes debates que só agregam e que minimizam graves problemas urbanos futuros como dificuldades de circulação, violência, insalubridade, vida social em crescente degradação entre outros. Precisamos ter em mente que a Orleans cresce a passos largos e cresce em um ritmo digno à vida do cidadão”, diz Koch.

A reunião que acontece que é promovida pelo por meio do Departamento de Planejamento, e Fundação Ambiental Municipal de Orleans (Famor), ocorrerá a partir das 18h30 no Auditório do Cisam-Sul, localizado à rua Agenor Loli, no bairro Corridas.


O ESTUDO

O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do loteamento visa minimizar conflitos provocados pelo uso e ocupação do solo, através da implantação de um loteamento de caráter residencial, que será instituído na localidade. “É um estudo realizado com o objetivo de avaliar os impactos positivos e negativos que um empreendimento pode causar para a vizinhança de onde se situa empreendimentos como loteamentos, empresas de grande porte, estações rodoviárias, cemitérios, entre outras que estão listadas na lei”, explicou a arquiteta e urbanista da Prefeitura, Beatriz Gonçalves dos Santos. Ainda, durante a reunião serão apresentados os efeitos positivos e negativos gerados pelo empreendimento e que afetam a população diretamente. Além destes, a caracterização do empreendimento, legislação ambiental, diagnóstico ambiental, identificação e avaliação dos impactos além de ações mitigadoras entre outras questões.

Prefeito de Gaivota presta contas aos vereadores

Balneário Gaivota

Ao participar na noite de segunda-feira, 19, da segunda sessão ordinária da Câmara de Vereadores em 2024, o prefeito de Balneário Gaivota, Everaldo dos Santos, Kekinha, falou dos investimentos e avanços significativos em seu governo neste mandato.

Ao longo do seu pronunciamento o chefe do Executivo Municipal falou sobre o crescimento do município, que segundo ele está entre as 10 cidades que mais cresceram no Brasil, elencou alguns investimentos em infraestrutura que somam mais de R$ 25 milhões de recursos próprios, mobilidade urbana e investimento industrial, segurança pública, saúde, educação, entre outras áreas.

Leia mais matérias completas na edição desta quarta-feira, dia 21, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas