11.9 C
Criciúma
segunda-feira, maio 20, 2024

Descumprimento de medidas protetivas em Criciúma aumentam 83%

Agressores não estão respeitando documento que garante a segurança de mulheres vítimas de violência doméstica no município

Criciúma
Maíra Rabassa


Na tarde de ontem, mais um caso de descumprimento de medida protetiva de urgência foi registrado no município de Criciúma. De acordo com relato da Polícia Militar, uma guarnição realizava uma visita de rotina a uma vítima incluída no Programa Rede Catarina de Proteção às Mulheres, quando os policiais flagraram – na residência da mulher – o agressor. O fato foi registrado no bairro Wosocris, por volta das 16h30. Dias antes, os policiais tentaram agendar o encontro, mas ela não estava no imóvel e, então, combinaram de ela retornar para ver um melhor dia. 

ESTATÍSTICAS

Fato que não aconteceu fazendo com que os agentes fossem até a casa da idosa. Ela contou que não conseguiu ligar para a PM, pois seu filho (36 anos) tinha lhe tomado o celular, justamente para que ela não respondesse aos policiais. Por conta do descumprimento, o agressor foi preso em flagrante e encaminhado à Central de Plantão Policial e vai responder por crime de descumprimento de medida protetiva de urgência, apropriar ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento de idoso.

Esse é um exemplo que corroboram para os 83% de aumento nos casos de descumprimento de medidas protetivas de urgência pelos agressores criciumenses. Os dados são da Gerência de Contrainteligência e Estatística da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, comparando o período de 01/02 a 22/02 de 2023 com o mesmo em 2024. Os registros de vias de fatos também sofreram alta, assim como, os casos de perseguição e lesão corporal grave. Os dias da semana em que ocorrem mais registros são sábado e domingo, com 38% dos casos.  

Outro dado interessante é do Relatório e Dados Estatísticos do Painel de Violência contra Mulher do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). O comparativo é dos meses de janeiro de 2023 e 2024. O Juizado Especial Criminal contra a Violência Doméstica de Criciúma concedeu no último mês de janeiro 37 medidas concedidas, quando em janeiro de 2023, foram apenas uma concedida. 

Leia mais matérias completas na edição desta quarta-feira, dia 21, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas