20 C
Criciúma
sábado, abril 27, 2024

Criciúma busca a recuperação diante do Nação

Sem tempo para lamentar a derrota de quarta-feira, Tigre volta a campo no sábado, a partir das 18h30, no Majestoso para manter a liderança do Campeonato Catarinense. Time titular terá alterações para o jogo

Tiago Monte

Criciúma

Após conhecer a primeira derrota no Catarinense, o Tricolor Carvoeiro não tem tempo para lamentar. No sábado, a partir das 18h30, o time treinado pelo técnico Cláudio Tencati recebe o Nação, no Majestoso, em busca da recuperação e da manutenção da primeira colocação do Campeonato Catarinense. O adversário vem de um resultado, de certa forma, surpreendente: bateu o Brusque, em casa, na quarta-feira e saiu da lanterna. Isso fez acender o sinal de alerta para o Criciúma. “A gente tem que perceber que a competição é difícil. Às vezes, você tem adversidades de vários fatores. E você tem que saber e entender que o Estadual é isso: tem essas adversidades, os times se equilibram em casa. E a gente sabe que, cada vez mais, as equipes vão evoluindo”, adverte o técnico Cláudio Tencati.

Após a partida diante do Marcílio Dias, o foco do Tigre foi no descanso dos jogadores. “Você tem que já pensar no planejamento pra frente, porque tem que descansar. Daqui a dois dias, vamos estar em campo, de novo, jogando. E a gente joga em casa, assim precisamos ter um ímpeto diferente: aquele que a gente está tendo em casa”, destaca o comandante carvoeiro.

O planejamento de Tencati segue o mesmo: acumular “gordura” na tabela de classificação. Por isso, ele deve usar o que tem de melhor para o confronto contra o time de Araquari. “Vamos esperar para reavaliar, até sexta, o que é melhor para a equipe. A gente vai colocar em campo o melhor que nós tivermos, para a gente buscar a vitória. Temos um revezamento e nós optamos por isso. Até para termos aquele acúmulo de ‘gordura de pontos’ que a gente imaginava. Conseguimos, no primeiro momento, mas tivemos o primeiro tropeço”, comenta Tencati.

João Carlos deve substituir Felipe Vizeu

Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o centroavante Felipe Vizeu deve ser substituído por João Carlos. O jovem esteve em campo no segundo tempo da partida de Itajaí e é o favorito para começar o confronto de sábado. “Nós teremos o João como opção, provavelmente, do lado do Kayzer, pra sair como atacante. Ou o Eduardo (Melo), mas, provavelmente, o João, até pela experiência dele e o que ele tem feito pela equipe”, confirma o comandante.

Tencati questiona a punição do árbitro Ramon Abatti Abel, com cartão amarelo para o centroavante do Criciúma, no jogo de quarta-feira, após um lance de mão na bola, que resultou em gol anulado do Tigre. “Não entendi o Abatti: por que ele deu cartão amarelo pro Vizeu? Ele não colocou a mão na bola. Ele cabeceia a bola e depois a bola resvala no braço dele e entra, então é um lance natural, não tinha que ter dado advertência. Esse cartão, na minha opinião, não era necessário”, pontua Tencati.

O lateral-direito Jonathan, com estiramento no ligamento colateral, não tem retorno garantido para a partida da quinta rodada. A evolução do jogador, diariamente, será o indicativo da participação ou não do atleta no confronto. “A gente não tem uma previsão. Vai ser no dia-a-dia. É um estiramento no ligamento colateral, bem pouquinho, mas incomoda, é dolorido. Então, vai depender da dor dele, e daquilo que ele conseguir exercer. A gente imaginava que ele poderia estar em campo na quarta-feira, mas não conseguiu, ainda tinha um pouco de dor. Incomodava. Então vai do ‘feeling’ do dia a dia com ele, o Departamento Médico e Departamento Físico”, explica o comandante carvoeiro.

O meia uruguaio Barcia, que cumpriu suspensão contra o Marinheiro, na quarta-feira, volta a ficar à disposição.

Campeonato Catarinense – 5ª Rodada – Turno Único

03/02 (sábado) – 18h30 – estádio Heriberto Hülse, em Criciúma

CRICIÚMA

Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wallison Maia e Marcelo Hermes; Barreto, Fellipe Mateus, Candelo (Barcia ou Jonathan) e Marquinhos Gabriel; João Carlos e Renato Kayzer. Técnico: Cláudio Tencati

NAÇÃO

Omar; Régis, Paulo Fales, Gabriel Vidal e Zemárcio; Willian Bahia, Renê e Jair; Robinho, Brendon e Paul Henry. Técnico: Sandro Sargentim

Últimas