Criciúma
Edson Padoin
cidades@tnsul.com
Uma denúncia de negligência hospitalar no Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, veio à tona após uma mãe, Ana Claúdia da Silva, publicar um vídeo nas redes sociais alegando que sua filha, Beatriz da Silva Frasson, de 28 anos, não recebeu o atendimento adequado durante sua internação.
A trajetória do caso começou no dia 26 de dezembro, quando Beatriz, grávida de sete meses, deu entrada no hospital com dores na perna esquerda e inchaço. Os médicos diagnosticaram como trombose e a medicaram, mas a situação piorou rapidamente. Na madrugada do dia 27, o bebê apresentou batimentos cardíacos fracos e acabou falecendo, sem que a mãe tenha recebido explicações claras sobre a causa da morte.
Infecção
Ana Claúdia da Silva afirmou que, após o óbito do feto, foram necessários quatro dias para que fosse realizada a cesariana. Durante esse período, a paciente continuou a sentir dores abdominais. Após 12 dias, uma tomografia revelou a presença de pus entre a bexiga e o útero. Apesar do diagnóstico, a cirurgia para tratar a infecção foi constantemente adiada, deixando a mãe apreensiva e sem respostas.
A falta de transparência e informações precisas irritou a família, que afirma ter recebido “mentiras” constantes da equipe médica. Nos últimos três dias de internação, a paciente era levada diariamente para o centro cirúrgico, mas as cirurgias eram adiadas. Diante desse cenário, Ana Claúdia acionou no sábado a Polícia Militar e registrou um boletim de ocorrência por negligência hospitalar.
“Ela está em um estado decadente, não tínhamos resposta e nem explicação. Todo dia era uma mentira nova. São várias mães que entram aqui e perdem o bebê. O Hospital Santa Catarina está com muita negligência e eu preciso salvar a minha filha. Eu preciso que a saúde pública tome as decisões cabíveis”, explicou Ana Claúdia.
Transferência
Após a intervenção policial, a paciente foi encaminhada para a cirurgia para tratar a infecção, mas a UTI do Hospital Santa Catarina estava indisponível. Após dias de solicitação e a realização do procedimento cirúrgico, ela foi transferida ainda no sábado para o Hospital São Donato, em Içara, onde, segundo o último boletim médico, está estável. No entanto, a mãe reclama da falta de informações sobre o procedimento realizado no Hospital Santa Catarina e o estado de saúde atual de sua filha.
Autoridades se solidarizaram
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O secretário da saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, manifestou preocupação em uma publicação do vídeo da mãe na página do programa Linha Verdade e solicitou a apuração dos fatos ao Comitê de Mortalidade Materna do Município.
“Recebi o relato da mãe da Beatriz Frasson e acredito que acompanhar o caso do Hospital Materno Infantil Santa Catarina é de suma importância. Solicitei a apuração de todos os fatos ao Comitê de Mortalidade Materna do Município de Criciúma e vou acompanhar o caso com cuidado. Estou à disposição da Beatriz e sua mãe no que for necessário. Cuidar de quem precisa é, e sempre será, a minha missão”, escreveu.
Já a vereadora Giovana Mondardo se mostrou solidária à família e destacou a necessidade de denunciar o caso ao Ministério Público. “Muita força para essa família. Desde o ano passado, na Câmara de Vereadores recebemos mães com denúncias seríssimas. Precisamos denunciar junto ao Ministério Público, fico 100% à disposição para auxiliar no que couber”, escreveu na publicação,
Leia mais matérias completas na edição desta segunda-feira, dia 15, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.




