Dengue: comportamento da população pode ajudar no combate à doença

Manter a limpeza de calhas, eliminação de resíduos e lixos do terreno e tampar ralos estão entre os hábitos que devem ser adotados

Içara/Criciúma
Alexandra Cavaler
cidades@tnsul.com

O verão é o período de maior transmissão das arboviroses (causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos). Isso porque a combinação de calor e chuvas, característica dessa época, promove o ambiente ideal para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de dengue, Zika e chikungunya. Diante disso, municípios se organizam e intensificam ações de conscientização, orientação e de combate.

Um bom exemplo vem da cidade de Içara onde a Vigilância Epidemiológica iniciou nesta semana o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (Lira), visitando imóveis de todos os bairros do município. O objetivo é o de identificar a quantidade de focos do mosquito transmissor da doença e direcionar as estratégias de combate.

“O Lira serve para fazermos um controle mais rápido dos focos, o que vai permitir o conhecimento por amostragem da quantidade de imóveis com a presença do transmissor da dengue. Nós temos o mapeamento dos bairros e, através de sorteio, uma amostragem de 20% do município, para constatarmos se há larvas, eliminarmos os criadouros, e verificarmos a incidência de focos”, detalha a agente de endemias da Vigilância Epidemiológica de Içara, Silvia Pereira da Rocha.

Eliminar os criadouros é a única forma, hoje, de combater essa doença – Foto: Nilton Alves/TN

Leia mais matérias completas na edição desta quarta-feira, dia 10, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas