28.2 C
Criciúma
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Campo Mãe Luzia promove a Festa da Melancia

Comunidade de Içara realiza programação com missa festiva, bailes e degustação da fruta. Neste ano, safra não foi das melhores

Içara
Alexandra Cavaler
cidades@tnsul.com

A tradicional Festa da Melancia, na localidade de Campo Mãe Luzia, em Içara, chega à 58ª edição, com inúmeras atrações e degustação da saborosa fruta. O evento acontece no fim de semana, de 5 a 7 de janeiro, nas proximidades da igreja local. O presidente da comissão organizadora, Jairo Manoel da Silveira, o Jairinho, fala da programação e sobre os preparativos para a festa.

“Essa é a primeira vez que eu sou presidente da comissão, mas sempre participei ativamente. A situação neste ano se complicou um pouco em virtude das chuvas dos últimos meses, que acabaram prejudicando a safra, mas a comunidade é muito parceira, ela abraça a causa, abraça a festa e teremos, aproximadamente, 70 pessoas trabalhando nos três dias. E não só no evento que os moradores se unem, como a safra de melancia foi bastante prejudicada, a gente conseguiu, mesmo tendo quase toda a plantação comprometida, com as comunidades vizinhas a quantidade necessária para garantir a realização desta edição”, explicou Jairinho.

A programação oferece a degustação de melancias vermelhas e amarelas; leilão da maior melancia, que no ano passado arrecadou mais de mil reais; almoço; praça de alimentação com uma cozinha servindo petiscos; bailes; Olimpíadas Rurais (arremesso de milho no balaio e maior comedor de melancia); pedal da melancia; e as celebrações religiosas. “A principal atração da festa será comercializada, e estará para a degustação dos visitantes. Teremos em torno de 15 toneladas de melancia disponíveis”, revelou o coordenador do evento.

Mesmo com a safra prejudicada, a comissão se organizou para mais uma bela festa – Foto: Nilton Alves/TN

Pedal da Melancia

O Pedal da Melancia já está com as inscrições encerradas e vai contar com a participação de 400 ciclistas. “Já o trajeto foi feito para profissionais, com 35 quilômetros; e amadores, com 20 quilômetros. A saída será da frente da igreja da comunidade, seguindo por Ilhas, margeando o Rio Araranguá, retornando pelo Espigão da Pedra e a chegada no mesmo local da partida. A premiação será uma medalha para todos os ciclistas e o almoço gratuito aos inscritos”, detalhou Jairo, falando também sobre a praça de alimentação. “Sobre a alimentação nós teremos o tradicional almoço festivo no domingo, no sábado também oferecemos jantar, pois as pessoas que costumam participar do baile acabam fazendo essa solicitação, e a cozinha que vai servir porções. Estamos finalizando os detalhes da estrutura e esperamos a todos para prestigiar esse grande evento”, convidou Jairinho.

Programação completa:

Sexta-feira
20h – Santa Missa
21h – Abertura da Festa
21h30 – Roleta com brindes e Show com Tok Musical

Sábado
8h – Pedal das Melancias
12h – Almoço gratuito aos participantes do Pedal
14h – Baile da Melhor Idade animado por Hiago e Ana Paula
20h – Santa Missa com celebração do Padre Antônio Vander
22h30 – Baile das melancias animado pelo grupo Matizes

Domingo
9h – Pesagem das maiores melancias
10h – Santa Missa festiva com celebração do Padre Lucas Bombazar
12h – Almoço festivo
13h30 – Arremates das maiores melancias e outros brindes
15h – Olimpíadas Rurais = arremesso de milho no balaio
= maior comedor de Melancia
17h – Tarde dançante com o Grupo Jeito Safado

Leia mais matérias completas na edição desta quinta-feira, dia 4, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas