29.9 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Parlamento Jovem chega à 30ª edição com 39 participantes

A imediata sanção e a urgente implementação das medidas propostas pelo Projeto de Lei nº 242, de 2022, que prevê a contratação de psicólogos para atuarem nas escolas públicas estaduais e obriga a presença deles no âmbito escolar, é uma das 15 proposições que estão pautadas para o debate que vai reunir 39 estudantes catarinenses durante a 30ª edição do Parlamento Jovem, que será instalada oficialmente nesta segunda-feira (29), às 14h, no Plenário da Assembleia Legislativa (Alesc).

O texto é assinado pelos 39 estudantes de Ensino Médio de oito regiões do Estado que participam do evento promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Desde que foi instituído, há 18 anos, o programa contabiliza 48 proposições transformadas em lei, além de quatro ainda em tramitação na Alesc.

O programa Parlamento Jovem, desenvolvido pelo Núcleo de Educação para a Democracia da Escola da Alesc, possibilita que jovens de escolas públicas e privadas conheçam o funcionamento do parlamento estadual e vivenciem a rotina de atividades de um parlamentar. Durante toda a semana, eles vão atuar como deputados jovens, participando de oficinas e palestras voltadas a temas como a elaboração de projetos de lei, participação de jovens e de mulheres na política, entre outros. Também farão debates sobre as proposições que elaboraram e que irão à votação em uma sessão plenária na tarde de quinta-feira, quando se encerra o evento. Na programação estão previstas, ainda, acompanhamento de uma sessão do Plenário e visitas aos gabinetes dos deputados e à Presidência da Casa.

A coordenadora da Escola da Alesc, Marlene Fengler, observa que um dos objetivos do programa é aproximar o Legislativo estadual dos jovens e promover a educação para a cidadania. “Saber que a Assembleia Legislativa, através da Escola do Legislativo, promove uma transformação nos jovens estudantes, faz com que a gente sinta uma sensação de dever cumprido, pois estamos buscando a aproximação da sociedade com o Legislativo e queremos que os jovens se interessem pela política, que façam a sua parte, participando e transformando aquilo que entendam que deva ser melhorado”, diz.

Escolas participantes

– Colégio CATARINENSE (Florianópolis – Região da Grande Florianópolis)

– Colégio CENECISTA PEDRO FAYAL (Itajaí- Região do Vale do Itajaí)

– Escola E.B. GENERAL OSÓRIO (Três Barras – Região do Planalto Norte)

– Escola  E.B. SARA CASTELHANO KLEINKAUF (Guaraciaba – Região do Oeste)

– Escola E.B. MANOEL CRUZ (São Joaquim – Região Serrana)

– Escola E.B. ELZA GRANZOTTO (Jaraguá do Sul – Região Nordeste)

– Escola E.B. PREFEITO PAULO PIOVEZAN (Erval Velho – Região Meio Oeste)

– Escola E.B. LUIZ TRAMONTIN (Forquilhinha – Região Sul)

Últimas