22.6 C
Criciúma
terça-feira, maio 7, 2024

Morre aos 89 anos ex-treinador do Araranguá E.C., Áureo Malinverni

Áureo Malinverni morreu aos 89 anos. Ele treinou o Araranguá E.C. entre os anos de 1988 e 1990. Foi campeão Catarinense da segunda divisão pelo AEC. O legado de conquistas do Araranguá teve início pelos seus trabalhos no time. Em 1988, o time base do AEC, tinha: Hilton, Almir Afonso, Haroldo, Silva e Gilmar Barbosa. Treze, Julio Cesar e Ormarzinho. Veneza, Sandrinho e Osvaldo. O treinador era muito querido pelos atletas e torcedor, quando atuava no mais querido do sul, que na época era profissional e atuava no estádio Grêmio Fronteira. No AEC, ele lançou alguns jogadores, que mais tarde fizeram histórias no mais querido do sul e também em outros clube, entre ele o meio campo João Ricardo Monteiro, o Joãozinho, que mais tarde, foi bicampeão da copa Santa Catarina pelo próprio AEC e também campeão catarinense pelo Avaí, e jogou em outros clubes, até em Libertadores da América.

Áureo atuou também como zagueiro do Grêmio por dez anos e foi o técnico que mais comandou o Avaí mais vezes na história, foram 248 jogos que ele esteve a frente do Leao da Ilha. Além disso treinou também o Tubarão em 1995, entre outros clubes, como Santa Cruz RS, Caxias RS, entre outros clubes. Como jogador, foi campeão pelo Avaí, onde foi campeão catarinense em cima do Figueirense em 1975.

Áureo Agostinho Arruda Malinverni, mais conhecido apenas como Áureo Arruda, Áureo Malinverni ou simplesmente Áureo nasceu em Lages no dia 26 de dezembro de 1933. Áureo foi heptacampeão gaúcho pelo Grêmio, onde fazia dupla de zaga com Airton Ferreira. Em 1963 foi eleito o melhor jogador do futebol gaúcho pela revista esportiva paulista Gazeta Esportiva. Como jogador, também vestiu a camisa da Seleção Brasileira em 1966. Em agosto de 1969, ganhou o Prêmio Belfort Duarte, que homenageava o jogador de futebol profissional que passasse dez anos sem sofrer uma expulsão, tendo jogado pelo menos 200 partidas nacionais ou internacionais.

O clube emitiu uma nota de pesar lamentando a perda de Aurélio:

“É com profundo pesar, que o Araranguá Esporte Clube, informa o falecimento do nosso ex treinador Áureo Malinverni, aos 89 anos, ocorrido na madrugada desta quarta-feira 17 de maio de 2023. Na história do AEC, ele foi treinador de 1988 a 1990, conquistando a segunda divisão do campeonato catarinense, colocando o time na elite do futebol catarinense. Seu Áureo ou mestre Áureo como era carinhosamente chamado, era natural de Lages SC. O Araranguá Esporte Clube presta suas condolências aos familiares e amigos”.

Últimas