Colhendo memórias: a doce experiência nas parreiras de uva

Agricultores de Içara apostam na alternativa e estão fazendo sucesso com turistas da região

Içara
Edson Padoin
economia@tnsul.com

Em meio aos campos exuberantes de Içara, uma experiência única aguarda aqueles que desejam se conectar com a natureza e apreciar o fruto de um trabalho árduo. O casal Tamires dos Santos de Souza Matiolla e Samuel Milack Matiolla, agricultores dedicados, encontrou uma maneira inovadora de compartilhar a paixão pelo cultivo da uva Niágara Rosada e encantar visitantes com o turismo rural em sua propriedade.

A história da Videiras Matiolla começou em 2014, quando Tamires e Samuel iniciaram o projeto de cultivo da uva Niágara Rosada. O primeiro plantio ocorreu em 2015, e após anos de dedicação, a primeira safra emergiu em 2017. No entanto, o desafio surgiu: como vender sua produção sem um mercado estabelecido?

Foi aí que a ideia inovadora ganhou vida. Através do WhatsApp e do boca a boca entre amigos, a Videiras Matiolla começou a oferecer a oportunidade única de colher uvas diretamente do pé. O turismo rural se desenvolveu naturalmente à medida que amigos compartilhavam a experiência, e em 2018, a propriedade foi aberta para receber visitantes.

Turismo

Desde então, o turismo rural no local tem crescido a cada ano. Em 2022, pela primeira vez, o casal recebeu um ônibus de excursão, e essa tendência continua em 2023. Com quase cinco mil pés de uva em sua propriedade, mais de três mil pessoas já vivenciaram a emocionante experiência de colher uvas frescas diretamente das parreiras. “No ano passado foi a primeira vez que a gente recebeu ônibus de excursão. Esse ano está se repetindo e a gente pretende crescer cada vez mais com o turismo rural. É algo que é muito gratificante para nós, receber a energia do povo. Além deles também estarem felizes por estarem aqui e obtendo essa experiência”, detalha Tamires.

O casal Matiolla não apenas vende uvas, eles oferecem uma experiência completa. Os visitantes podem colher sua própria uva, escolher as melhores frutas e desfrutar de um café especial, com direito a cuca de uva e pão caseiro.

Soray Calegari teve o contato com a colheita de uva direto do pé pela primeira vez – Foto: Nilton Alves/TN

Leia a matéria completa na edição desta terça-feira, dia 26, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas