Governos Municipais têm até o dia 20 para quitar o 13º

Maioria das Administrações dividiu em duas parcelas o benefício aos servidores

Morro da Fumaça/
Siderópolis/Içara
Paulo Paixão
politica@tnsul.com

Instituído em 1962, o 13º Salário representa para o empregado brasileiro um alívio no orçamento doméstico e, por isso, é o mais aguardado dos salários. Devido a empregados com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores, o benefício, também conhecido como gratificação natalina, deve ser pago pelo empregador em duas parcelas: a primeira entre 1º de fevereiro e 30 de novembro; e a segunda até 20 de dezembro.

Na maioria das prefeituras dos municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), este benefício foi parcelado, sendo que a primeira foi depositada nas contas dos servidores públicos ainda no primeiro semestre do ano. A segunda parcela deve ser quitada conforme previsão legal.

MORRO DA FUMAÇA

Na cidade de Morro da Fumaça, por exemplo, os 636 funcionários públicos receberam a primeira parcela do 13° salário ainda em julho. Já a segunda parcela deverá ser finalizada ainda nos próximos dias. “O décimo terceiro salário já estamos processando o pagamento da segunda parcela. Ainda não temos o impacto financeiro para o Município. Entendemos que só a partir do dia 14 deste mês teremos”, comentou o secretário do Sistema Econômico, Roberto Sávio Caetano.

SIDERÓPOLIS

Já em Siderópolis, os 615 servidores da prefeitura irão receber a segunda parcela do benefício no dia 20 de dezembro, data limite para o pagamento conforme a legislação. De acordo com o prefeito Franqui Salvaro, a realidade econômica de Siderópolis é semelhante a da maioria dos municípios da Amrec, com algumas medidas de restrição para chegar com as contas em dia no final de 2023. Mas os compromissos, como é o caso do décimo terceiro salário, está em dia.

Leia a matéria completa na edição desta segunda-feira, dia 11, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas