23 C
Criciúma
sexta-feira, abril 25, 2025

Rua Coberta de Criciúma ainda depende de ajustes

Obra, que está quase pronta, deve receber calhas, mas para isso, precisará ser feita nova licitação

Criciúma
Alexandra Cavaler
cidades@tnsul.com

Faltando apenas alguns detalhes para ser finalizada a Giro Henrique Lodetti, ou a Rua Coberta de Criciúma, ainda não tem data definida para a inauguração. O motivo, segundo o secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, Tita Beloli, é que a empresa responsável pela obra verificou a necessidade de colocação de calhas na estrutura.

“O espaço está praticamente pronto. A estrutura já foi finalizada, mas em conversa com a equipe da empresa responsável pela obra verificou-se a necessidade de colocação de calhas em toda a cobertura. Para isso uma nova licitação está sendo preparada e por isso precisaremos de mais algum tempo para que a mesma seja concluída e entregue oficialmente à comunidade”, explicou Beloli, acrescentando que mesmo assim o fluxo de pessoas não está comprometido e pode ocorrer normalmente. Essa que seria uma das preocupações dos comerciantes devido ao período natalino.

Rua Coberta tem 140 metros de extensão e uma área de 1.700 metros quadrados para abrigar lojas, bares e restaurantes – Foto: Nilton Alves/TN

Comerciante avalia a proposta da obra

Daniel Silveira Lima, proprietário de uma loja no local revela, que devido ao andamento dos trabalhos, os comerciantes das proximidades tiveram vários contratempos, inclusive, alguns fecharam as portas, mas no contexto geral a Rua Coberta é um grande e positivo empreendimento. “Passamos alguns perrengues como, por exemplo, no Natal passado quando a rua ainda estava fechada com tapumes, escondendo, por assim dizer, a fachada de muitos comércios levando alguns a fecharem as portas. Muitas ainda sofrem as consequências até hoje porque a obra ficou paralisada por um período, pois tinha a necessidade de retirada de alguns postes, mas já está quase pronta. Percebemos que há funcionários trabalhando e acredito que em breve a Rua Coberta será inaugurada”, comentou.

Lima também enfatiza que apesar dos empecilhos que qualquer obra pode trazer, está feliz com a perspectiva do novo espaço reavivar o comércio da Rua, no geral. “Posso afirmar que eu estou bem feliz com essa obra, pois acredito que vai dar uma reavivada nesse lado da Henrique que está meio morta. Então, apesar de todo o atraso, com certeza, o empreendimento é bastante positivo. Além disso, vai ser uma rua gastronômica a qual pode, às vezes, ficar com os espaços abertos até mais tarde levando mais movimento às lojas. Importante também dizer que estamos em época de Natal e diferente do ano passado as pessoas já podem transitar”, concluiu Daniel Silveira Lima.

Atração turística

A Giro abriga atividades gastronômicas, além de valorizar os estabelecimentos da rua e das proximidades levando à região central da cidade tradição e modernização. Com investimento de R$ 4,3 milhões, provenientes de recursos próprios da prefeitura, a via tem 140 metros de extensão e uma área de 1.700 metros quadrados que pode abrigar pubs, cafeterias e restaurantes. “A Giro Henrique Lodetti será mais uma atração turística, que vai movimentar a cidade e toda a região carbonífera”, afirma o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Sobre a obra

Estrutura metálica e cobertura em telha ausente, policarbonato e pergolado em madeira;

  • Pilares metálicos e coberturas em formato de triângulos e losangos, lembrando folhas e trazendo sensação de aconchego;
  • A marcação do piso em paver colorido, facilitando um trânsito tranquilo e priorizando o pedestre, já no espaço a ser explorado pelos comerciantes o piso será cerâmico imitando madeira.

Leia mais matérias completas na edição desta quinta-feira, dia 7, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas