15.2 C
Criciúma
segunda-feira, maio 27, 2024

Ciretrans e Citrans da região atendem em novo horário

A mudança altera o atendimento nas cidades de Araranguá, Içara, Lauro Müller, Sombrio e Urussanga

Criciúma
Alexandra Cavaler
cidades@tnsul.com

Desde ontem, dia 4 de dezembro, 24 unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran) tem novo horário de atendimento ao público, passando a operar das 10h às 16h, sem fechar ao meio dia. Cinco delas são na região Sul do estado: Araranguá, Içara, Lauro Müller, Sombrio e Urussanga.

A alteração ocorre em razão da nova licitação de contratação de funcionários, iniciada em 2021 e finalizada neste ano, que só prevê contratos de seis horas para funcionários terceirizados, de acordo com o presidente estadual do Detran, Kennedy Nunes.

“Na verdade, trata-se do contrato que foi feito pela antiga gestão, há três anos, e que só agora, depois de todos os perrengues jurídicos, foi colocado em prática. Assim, a partir do dia 7, apenas uma empresa vai fazer o serviço de contratação dos terceirizados. Empresa essa, que venceu a licitação. A situação quanto ao horário é que a gestão passada errou ao fazer o documento apenas para seis horas, o que antes eram oito horas. Essa licitação criou um problema, porque além de termos menos pessoas, o tempo de atendimento é menor”.

Ainda sobre a alteração no horário de atendimento, o presidente assinala que 30 Ciretrans atendiam em tempo integral e 50 em período único (matutino ou vespertino) obedecendo ao horário da delegacia. “Nesses que funcionavam na parte da manhã e da tarde, por conta de que agora os funcionários vão ter que trabalhar somente seis horas, tivemos que diminuir a carga horária, das 10h às 16h, horário que vai ser padrão em todas as Ciretrans a partir do ano que vem”.

Padronização será feita em todo estado em 2024

A mudança de horário de atendimento externo ao público será apenas nas 24 Ciretrans e Citrans, que atualmente operam em horário estendido (matutino e vespertino). Nas demais, que realizam atendimento somente em um período, por exemplo, das 12h às 18h, ou das 13h às 19h, neste momento, não haverá alterações.

Os servidores, policiais civis, Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (Ctisp), policiais militares, e cedidos por prefeituras, que possuem carga horária superior a 6 horas, continuarão exercendo suas funções administrativas normalmente, sem atendimento ao público.

A alteração no horário também segue a padronização em todas as unidades do Detran no Estado, em conformidade com as novas diretrizes da atual gestão, visando aprimorar o atendimento às necessidades dos cidadãos catarinenses. Essa medida visa atender ainda a uma significativa demanda de reclamações do público relacionadas à ausência de atendimento “de balcão” em determinados turnos.

Cidades do Sul com alteração no horário:

(Das 10h às 16h, sem fechar para o almoço)

Araranguá

Içara
Lauro Müller
Sombrio
Urussanga

Leia mais matérias completas na edição desta terça-feira, dia 5, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas