28.7 C
Criciúma
sábado, fevereiro 24, 2024

Escola de Içara deixa de ser do estado para integrar Rede municipal

Com a mudança, alunos da Alaide Tabalipa passarão a ter acesso a todos os projetos e iniciativas das demais unidades

Içara
Edson Padoin
cidades@tnsul.com

Na última segunda-feira, pais e responsáveis dos estudantes da Escola Alaide Tabalipa, localizada no bairro Esplanada, em Içara, foram comunicados que a instituição fará parte da rede municipal de ensino a partir de 2024. O anúncio foi feito pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, durante uma reunião que contou com a presença da prefeita Dalvania Cardoso.

Com a mudança, os 206 alunos matriculados nos anos do 1º ao 9º do ensino fundamental passarão a ter acesso a todos os projetos e iniciativas das demais escolas do município. Içara, que já lidera o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na Região Carbonífera nos ensinos fundamental e infantil, busca fortalecer ainda mais sua posição na área educacional.

Uma das vantagens apontadas pelo município é a integração dos estudantes a excelência educacional proporcionada pelo município. “Os alunos da Alaide Tabalipa terão a oportunidade de participar de projetos inovadores e de alta qualidade que são referência na educação içarense”, destaca a prefeita Dalvania Cardoso.

Além disso, a mudança trará benefícios estruturais. Com a escola integrada à rede municipal, obras e reparos necessários para melhorar o ambiente de aprendizado e a segurança dos alunos serão realizados de forma mais ágil. A prefeita adiantou que a construção do ginásio de esportes, em parceria com o Estado, será retomada em breve, visando proporcionar mais espaços para atividades físicas e culturais.

Ampliação

De acordo com a gerente pedagógica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Isabel Martins, a oferta de ensino permanecerá a mesma, do 1º ao 9º ano do fundamental, com a ampliação da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, essa modalidade é oferecida no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro, mas será integrada à Alaide Tabalipa, ampliando assim a oferta de matrículas.

“Estamos comprometidos em manter a qualidade do ensino, buscando sempre melhorias e ampliando oportunidades para a comunidade local. Faremos estudos para avaliar a rota dos ônibus e garantir que o acesso à escola seja facilitado para todos os munícipes interessados”.

Aprovação final será avaliada pela Câmara

A municipalização da Alaide Tabalipa está em processo de transição, com a Gerência Regional de Educação (Gered) colaborando no processo. A aprovação final depende da Câmara Municipal, mas a previsão é de que seja homologada até o final do ano. A prefeita Dalvania Cardoso conclui destacando que esse momento representa “o início de novos tempos para a educação da Esplanada”.

Os docentes atualmente vinculados à rede estadual e integrantes do corpo docente da escola serão relocados para unidades mais próximas de suas residências. O Governo Municipal tem planos de iniciar um novo processo seletivo nas próximas semanas para a contratação de novos profissionais destinados à Alaide Tabalipa. A homologação deste processo está prevista até o final do ano, e as provas provavelmente serão realizadas em janeiro, conforme anunciado.

“A comunidade necessitava dos projetos educacionais e da equipe profissional especializada que hoje faz parte da educação içarense”, salienta Isabel.

Leia mais matérias completas na edição desta quarta-feira, dia 29, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas