Praia Grande/Jacinto Machado
Paulo Paixão
politica@tnsul.com
Uma reivindicação antiga voltou a ser discutida na manhã de ontem. A continuação das obras asfálticas da SC-108, entre os municípios de Praia Grande e Jacinto Machado. Para buscar informações sobre a retomada dos trabalhos, lideranças do Extremo Sul catarinense estiveram reunidas com a empresa responsável pela execução dos serviços, a Setep. O encontro, que contou com a participação do deputado estadual Zé Milton (Progressistas), ocorreu na sede da empresa, em Criciúma.
Pedido
Na oportunidade, as lideranças solicitaram à empresa uma resposta sobre a continuidade e o reinício das obras, agora que os seixos rolados foram adquiridos. O diretor da empresa, Ademir Locks, afirmou que a Setep tem interesse em retomar a obra, mas precisa resolver algumas questões contratuais junto ao Governo.
Com tal posicionamento, o deputado Zé Milton buscará a partir de agora uma agenda junto à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, para buscar dar celeridade a retomada das obras na SC-108. “Vamos levar as questões para tratarmos na Secretaria de Infraestrutura e, se possível, com o governador Jorginho Mello, para encontrarmos uma solução”, comentou o parlamentar.
Manutenção realizada por municípios e soma de esforços
Com o fim da reunião entre os representantes dos municípios beneficiados pela obra, o deputado Zé Milton e a Setep, os prefeitos de Praia Grande e Jacinto Machado, Elisandro Pereira, o Fanica, e João Batista Mezzari, o Gabiola, respectivamente, falaram sobre a importância da SC-108.
O município de Praia Grande realiza a manutenção da estrada em seu perímetro. “Estamos realizando manutenção da estrada e comprometidos em agir, junto do deputado Zé Milton, com celeridade para resolver os impasses e garantir que as obras SC-108 sejam concluídas. É uma questão essencial para o desenvolvimento econômico regional e para a qualidade de vida dos cidadãos locais”, disse Fanica.
O chefe do Executivo de Jacinto Machado lembrou que o período de chuvas tem prejudicado ainda mais a situação da estadual. “Com a paralisação da obra e as consequentes chuvas, a estrada está ainda pior, o que tem prejudicado ainda mais a locomoção dos moradores e de quem trafega pela SC-108. Acredito que agora foi dado mais um passo e continuaremos somando esforços para terminarmos esse ano com a situação resolvida”, enfatizou Gabiola.
Presenças
Além dos prefeitos, acompanharam a reunião os presidentes das Câmaras de Vereadores de Praia Grande, Elizeu Pereira (MDB) e de Jacinto Machado Flavio Mateus da Silva (MDB), o vereador Loro Gomes, os presidentes das Cooperativas de Energia Ceprag, Patrique Alencar, da Cejama, Adelar Machado, da Associação Comercial de Jacinto Machado (Acijam), Adelor Emerich, e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Praia Grande, Alex Gonçalves.
Diretrizes de políticas urbanas serão tratadas em Içara
A Audiência Pública para apresentar e debater sobre o novo Plano Diretor do município de Içara será na quinta-feira, dia 30, às 18 horas, na sede da Câmara de Vereadores, na rua Henrique Lage, 155, Centro.
Estarão em debate os seguintes projetos de lei: PLCPE/04/2018 que dispõe sobre as diretrizes gerais da política urbana e sobre o Plano Diretor de desenvolvimento integrado do município de Içara ou Plano Diretor; PLCPE/08/2023, que dispõe sobre código de Obras do Município de Içara e revoga a Lei Nº 841, de 2 de janeiro de 1991; PLCPE/09/2023, que dispõe sobre Zoneamento, uso e ocupação do solo de Içara, revoga a Lei nº 842 de 02 de janeiro de 1991; PLCPE/10/2023, dispõe sobre a Lei da Outorga Onerosa no município.
O encontro será transmitido ao vivo, no perfil oficial do Legislativo no Facebook.
“A participação dos munícipes nesta audiência é muito importante, pois o Plano Diretor é uma ferramenta da política urbana de planejamento municipal”, comentou o presidente da Comissão de Acompanhamento, Avaliação e Tramitação do Plano Diretor no Legislativo, vereador Davi Inácio Nazário (Progressistas).
Leia mais matérias completas na edição desta quarta-feira, dia 28, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.
