16.2 C
Criciúma
domingo, dezembro 10, 2023

Fundação Cultural de Criciúma promove exposição “Vastos Mundos”

Obras de artes ficarão expostas na Galeria de Arte Contemporânea Willy Zumblick, no Centro Cultural Jorge Zanatta

Com espaços repletos de referências, a exposição “Vastos Mundos” abordará os pontos de vista de cinco artistas, explorando suas identidades e seus universos. A iniciativa, promovida pela Administração Municipal, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), contará com uma homenagem à artista Berenice Gorini, que participou da Bienal de São Paulo. O público terá acesso as obras na Galeria de Arte Contemporânea Willy Zumblick, no Centro Cultural Jorge Zanatta, das 11h às 17h. A exposição ficará aberta à visitação até o dia 11 de dezembro.

De acordo com o presidente da FCC, Joster Favero, a proposta da exposição coletiva é divulgar as obras dos artistas nas salas da Galeria de Arte, ou seja, cada artista terá uma sala destinada aos seus trabalhos. “A exposição resgatará as escalas dos trabalhos com o espaço arquitetônico da Galeria de Arte, dialogando, também, com o externo. A exposição trará uma diversidade, também, da materialidade na linguagem artística, como instalações, tecidos, pintura, escultura, tapeçaria e desenhos”, evidencia.

Além de abrir espaço para os artistas catarinenses, a iniciativa busca homenagear a artista Berenice Gorini, natural de Nova Veneza, que teve a oportunidade de expor seus trabalhos artísticos na cidade de São Paulo e que possui um acervo especial na FCC. “Homenagearemos uma das maiores artistas catarinenses vivas, e uma das poucas artistas que já esteve em uma Bienal de Arte. Terão fragmentos de obras da Berenice, do acervo permanente da Fundação Cultural, mas mostraremos obras raras e inéditas, nunca mostrada ao público em geral, em fases diferentes da carreira artística”, revela o responsável pela curadoria da exposição “Vastos Mundos”, Marcos Dagostin.

Os cinco artistas que terão obras divulgadas na exposição “Vastos Mundos” são Angelia Neumaier, Berenice Gorini, Heitor Machado, Luiza Caldari e Nestor Junior. Os artistas estarão sob a direção cultural do diretor de Cultura da FCC, Ismail Ahmad. “A Fundação Cultural está empenhada em garantir espaços adequados, trazer opções para os criciumenses e, principalmente, para os artistas, valorizando a cultura”, acentua Favero.

Uma exploração do mundo de cada artista

Não é a primeira vez que a artista Angelia Neumaier vai expor seus trabalhos, porém, segundo ela, a exposição “Vastos Mundos” não deixa de ser importante. Em seu olhar, a Galeria de Arte Contemporânea Willy Zumblick é uma das mais modernas de Santa Catarina. “O processo gráfico do meu trabalho surgiu a partir da experiência que vivi na indústria cerâmica e serigráfica, momento em que o poliéster serigráfico se tornou o objeto principal do meu processo de criação”, explica a artista. Angelia conta que passou a recolher, costurar, pintar e realizar serigrafias sobre e a partir desse material. “A memória que os materiais trazem e os gestos anônimos impregnados são os referenciais principais desta pesquisa artística”, destaca.

Já Nestor Junior apresentou, somente no Brasil, mais de 30 exposições coletivas e individuais, e percorreu caminhos na França e Portugal. “Em geral, ao longo do tempo, vou construindo uma série de referências visuais, sonoras, leituras, memórias afetivas e, na hora da criação, essas referências vão se desdobrando, se transformando até o resultado de uma obra”, pontua o artista.

“É sempre uma grande alegria poder compartilhar um pouco do trabalho para o qual me dedico diariamente, especialmente, quando a exposição, além de presencial, é coletiva. Vejo como um aspecto muito positivo o interesse da Fundação Cultural de Criciúma em explorar seu espaço para que os artistas possam compartilhar com moradores da cidade e região um pouco mais sobre arte e cultura”, pondera a artista Luiza Caldari.

Últimas