17.2 C
Criciúma
quarta-feira, junho 19, 2024

Acic é finalista do Prêmio Facisc InovA+

Acic é finalista do Prêmio Facisc InovA+

Entidade concorre na categoria Acima de 601 Associados, junto com Chapecó, Florianópolis, São José e Tubarão

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) divulgou nesta sexta-feira, 17, as finalistas do Prêmio InovA+ e a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) está entre elas. A entidade criciumense concorre na categoria Acima de 601 Associados, entretanto, atualmente já possui mais de 2 mil associados.

Na mesma categoria, concorrem Chapecó, Florianópolis, São José e Tubarão. Também da Regional Extremo Sul são finalistas as associações de Morro da Fumaça, Forquilhinha e Orleans.

“A Acic tem se destacado por sua atuação abrangente e comprometida, alinhada ao propósito de fortalecer o cenário empresarial e contribuir significativamente para o desenvolvimento socioeconômico de Criciúma e região Sul. Estar entre os finalistas do Prêmio Facisc InovA+ é um reconhecimento a esse trabalho”, considera o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

“A diretoria executiva, pautada nos eixos de atuação, intensificou importantes áreas, como a da representatividade institucional, promovendo diversos movimentos para atender as demandas em diferentes áreas”, acrescenta.

As áreas da educação, negócios internacionais, micro e pequenas empresas, inovação, e legislação também são estratégicas na atuação, trabalhadas em sintonia com Poder Público Municipal e Estadual e com os representantes políticos.

“Na frente legislativa, conseguimos um marco significativo com a aprovação da lei de isenção de alvará para empresas de baixo risco em Criciúma. Na inovação, a entidade é parceria do Sebrae e do Governo Municipal no desenvolvimento do Mapeamento do Ecossistema Local de Inovação”, complementa.

Entre os projetos especiais, o presidente cita a retomada do Prêmio Acic de Matemática, envolvendo quase 18,5 mil estudantes do quinto ao nono ano das escolas públicas municipais e estaduais de 11 municípios. Além da organização de dois eventos marcantes no segundo semestre deste ano: o Connex, uma imersão sobre marketing, vendas e inovação, e a ExpoMais, um encontro sul-brasileiro sobre marketing, administração, inovação e sinergia.

“No que diz respeito aos nossos associados, temos investido continuamente na estreita relação com eles. O Café com o Associado tem se destacado como uma iniciativa de sucesso, reunindo empresários para troca de experiências e valiosas conexões.”, pontua Zanette.

Premiação

Desde julho, as ACIs de todo o Estado vinham se preparando para estar entre as entidades com as melhores práticas de gestão e inovação do associativismo catarinense. Das 64 Associações Empresariais inscritas, 23 conseguiram chegar na última etapa do projeto e estão na corrida para o prêmio final, que será entregue no próximo dia 23, às 19 horas, em Florianópolis, antes da posse da diretoria da Facisc.

Divididas em cinco categorias, considerando o porte das associações, as entidades foram avaliadas por uma equipe técnica com base nos indicadores do Programa A+, que abrange oito áreas da gestão e de inovação, para profissionalização e desenvolvimento das associações empresariais.

As entidades serão premiadas como primeira, segunda e terceira colocadas de cada uma das cinco categorias, totalizando 15 associações que receberão a premiação.

“Estamos chegando ao final de um trabalho feito a muitas mãos para alcançar melhorias na gestão das entidades e assim promover o desenvolvimento empresarial catarinense. Exalto neste momento o trabalho do comitê técnico e do comitê gestor, que realizaram todas as avaliações, e também todas as entidades que se inscreveram e moveram todos os esforços para mostrar suas ações e processos inovadores”, ressalta Amarildo Niles, diretor de Inovação da Facisc.

As demais associações que não foram classificadas para a última etapa, também poderão participar do evento que faz parte da programação do Encontro Facisc e que conta com uma grade especialmente elaborada para o setor empresarial catarinense.

O Encontro Facisc 2023 conta com o patrocínio do BRDE, Dell Technologies, Sicredi, Convcard, Badesc, Fundação Empreender, Vinícola Pericó, DUO 24 Horas e HiGestor, e com a parceria estratégica do Sebrae e da Celesc.

Confira a seguir a listagem das finalistas em ordem alfabética.

Até 70 Associados

Canelinha – Grande Florianópolis

Jupiá – Noroeste

Morro da Fumaça – Extremo Sul

De 71 a 150 Associados

Agrolândia – Alto Vale

Correia Pinto – Serra Catarinense

Forquilhinha – Extremo Sul

Quilombo – Noroeste

São Joaquim – Serra Catarinense

De 151 a 300 Associados

Garuva – Norte

Itapoá – Norte

Orleans – Extremo Sul

Rio Negrinho – Planalto Norte

Schroeder – Norte

De 300 a 600 Associados

Canoinhas – Planalto Norte

Fraiburgo – Meio Oeste

Palhoça – Grande Florianópolis

Tijucas – Grande Florianópolis

Xanxerê – Oeste

Acima de 601 Associados

Chapecó – Oeste

Criciúma – Extremo Sul

Florianópolis – Grande Florianópolis

São José – Grande Florianópolis

Tubarão – Sul

Últimas