22.1 C
Criciúma
segunda-feira, dezembro 11, 2023

Com onda de calor, SC terá temperatura acima da média em novembro

Segundo meteorologista da Defesa Civil, apesar da onda de calor não atingir SC, a temperatura pode ficar acima da média para a época

Parte do Brasil vive uma onda de calor e especialista estimam que nos próximos dias a máxima histórica do país possa ser superada. Apesar do calorão que atinge regiões brasileiras, a Defesa Civil de Santa Catarina destacou que o Estado não enfrentará a onda de calor, mas a temperatura pode ficar acima da média no próximos cinco dias.

Conforme o meteorologista Fernando Rafael, da Defesa Civil, o Estado terá temperaturas mais altas nos próximos cinco dias, entorno de 1,5°C a 3°C acima da média. Mas, segundo ele, isso “não configura uma onda de calor”.

“Estamos em uma região de instabilidade, vamos ter bastante chuva e o sol vai aparecer pouco. Isso por si só já vai dificultar a elevação das temperaturas na parte da tarde, então não temos previsão de calor intenso”, explica.

O meteorologista ainda destaca que a alta nas temperaturas acontece no período da noite e madrugada .”Devido uma frequência maior de dias com chuva, instabilidade, as temperaturas durante as noites e madrugadas não conseguem cair muito e as mínimas vão ser mais altas. Essas temperaturas de 1,5°C a 3°C, em média, acima do normal para a época, se devem em função dessas temperaturas durante as noites e madrugadas serem mais altas que o normal para o período”, complementa.

Previsão de calor para os próximos dias em SC

Santa Catarina enfrenta uma nova instabilidade que provoca temporais, com chuva intensa e risco de destelhamento, deslizamentos, alagamentos e enxurradas.

Já em relação as temperaturas, a previsão da Defesa Civil é que haja pouca a variação nesta terça-feira (14), por conta da nebulosidade. Com exceção do Norte catarinense, aonde a máxima se aproxima dos 30°C, antes da chuva.

Já no feriado de quarta-feira, dia 15, as temperaturas devem subir pouco, se mantendo em no máximo 25°C na maior parte das regiões. O Oeste catarinense deve ser a exceção, pois os municípios da localidade podem registrar máximas perto dos 30°C, conforme aponta a Defesa Civil.

Onda de calor no Brasil

A onda de calor deve atingir o centro-oeste e sudeste do país, segundo alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Na segunda-feira (13), 15 estados e o Distrito Federal passaram a ser classificados com alerta vermelho de “grande perigo”, por conta do calor . As temperaturas devem ficar até 5°C acima da média para novembro.

Também há possibilidade do país atingir um novo recorde histórico de temperatura máxima. Segundo os registro do Inmet, atualmente a máxima registrada no país foi de 44,8°C, em Nova Maringá (MT). O recorde foi registrado nos dias 4 e 5 de novembro de 2020, durante uma forte onda de calor na primavera.

O aviso da atual onda de calor no país se estende até sexta-feira (17). A onda de calor deve ser registradas nos estados de:  São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Amazonas, Rondônia, Maranhão e Distrito Federal.

Foto: Inmet/Divulgação

*Via ND+

Últimas