Após o temporal que atingiu o Sul de Santa Catarina no último sábado (11), cerca de 40 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica na região. Nesta segunda-feira (13), mais de mil pontos ainda estavam sem o abastecimento.
Equipes empenhadas para restabelecer energia
Segundo o gerente Divisão de Operações e Manutenção da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), Zulnei Casagrande, 18 equipes, próprias e terceiras, foram destinadas a trabalhos de casos tecnicamente classificados como menos complexos desde sábado.
Além disso, 12 equipes com caminhões para troca de postes e reconstrução das redes foram escaladas. Durante esse período, mais de 150 profissionais trabalharam para recuperar o fornecimento de energia em todas as regiões do Sul de Santa Catarina.
Em Criciúma, de acordo com o Corpo de Bombeiros, vários chamados foram registrados no sábado para ocorrências relacionadas a quedas de árvores. Também houve destelhamento de casas e postes que caíram em função dos fortes ventos.
Outros municípios também registraram ocorrências, como Araranguá e Içara. Em Laguna, um tsunami meteorológico atingiu a orla e arrastou carros na faixa de areia. O cenário assustou moradores e visitantes da Praia do Cardoso.
Em Tubarão, a Defesa Civil afirma que há a possibilidade de um tornado ter atingido o município em função das características observadas. Na cidade, também houve vários registros de prejuízos com relação à ventania.
*Via ND+