Tiago Monte
Criciúma
A Série A é logo ali. O Tricolor Carvoeiro fez o dever de casa e superou o ABC, na noite de ontem, por 1 a 0. Com o resultado, o Tigre chegou aos 60 pontos e assumiu a vice-liderança da Segunda Divisão. Éder marcou o gol do jogo, aos 24 minutos do primeiro tempo, e encheu ainda mais de esperança os mais de 15 mil torcedores presentes ao Majestoso. Restam apenas três partidas para o final da Série B e o Criciúma depende apenas dele mesmo para assegurar uma das quatro vagas na Primeira Divisão de 2024. Ao final do jogo, as arquibancadas do Majestoso explodiram em uma só voz: “êêê, vamos subir Tigreee”. O próximo desafio é o confronto direto com o Guarani, na próxima terça-feira, dia 14, às 19 horas, no interior paulista.
O Tigre começou a partida marcando forte e buscando o ataque. Entretanto, no final do primeiro minuto, Arilson errou a saída de bola e perdeu para Wallyson que avançou e foi derrubado pelo camisa 8 do Criciúma. Falta na intermediária. O camisa 11 do ABC cobrou na barreira. A resposta do Tigre veio de imediato. Após bate e rebate na área, Fellipe Mateus finalizou e Michael pegou. Éder pediu um pênalti, pois a bola teria pegado na mão de Habraão. Mas o árbitro nada marcou. Aos oito minutos, Arilson finalizou, de dentro da área, mas Michael pegou. A pressão carvoeira aumentava no ataque. O ABC tentava chegar ao gol de Gustavo: aos 13 minutos, Thonny Anderson cruzou, mas o camisa 1 do Criciúma afastou.
Aos 15 minutos, Hygor recebeu na meia lua, girou e tentou finalizar, mas Habraão bloqueou o chute. Escanteio. Na cobrança, a zaga afastou. Aos 20 minutos, Fellipe Mateus recebeu, na intermediária, limpou a marcação e bateu forte, mas Michael rebateu com o peito para fora da área. Aos 24 minutos, após levantamento de Claudinho na área, direto da intermediária, o zagueiro Rodrigo fez o pivô e Éder pegou o rebote para bater forte e abrir o placar: 1 a 0. Na comemoração do gol, uma pequena confusão entre os jogadores dos dois times, mas logo acalmada. Aos 28 minutos, Arilson finalizou com perigo e quase ampliou. A superioridade do Criciúma era avassaladora. Aos 29 minutos, Thonny Anderson avançou pelo meio e bateu fraco para fácil defesa de Gustavo.
Aos 31 minutos, Éder foi derrubado na linha lateral e uma discussão foi desencadeada entre os jogadores do Tigre e o técnico Argel Fuchs. Aos 36 minutos, a grande chance do ABC no primeiro tempo: Welliton recebeu na área, passou por Walisson Maia e bateu forte, mas Gustavo pegou. Quase o empate dos visitantes. O jogo perdeu velocidade, no final da primeira etapa. Aos 45 minutos, após cruzamento da esquerda, Welliton finalizou na trave do goleiro Gustavo. Aos 51 minutos, Fábio Lima cobrou escanteio e Gedeilson cabeceou na rede pelo lado de fora. O time potiguar terminou a etapa inicial assustando o Criciúma. “Não tem jogo fácil. O AbC veio, desde o começo, demonstrando que queria atrapalhar o jogo. Vamos manter o foco. Não tem jogo fácil. Vamos acalmar a ansiedade e buscar o segundo gol para garantir a vitória”, pontua Éder, no intervalo.
Jogo lento e de poucas emoções na etapa final
Os dois times voltaram para o segundo tempo buscando o gol, mas o Tigre tinha mais volume de jogo. Entretanto, o ABC começou a trocar passes e se aproximou da meta defendida por Gustavo. As equipes voltaram em ritmo lento para a etapa final. Aos 10 minutos, Éder cobrou falta, na intermediária, e a bola passou muito perto da trave. Aos 13 minutos, Fellipe Mateus lançou Hygor, que entrou em velocidade, pelo meio, e bateu forte, mas Michael desviou e a bola tocou no travessão antes de sair. Quase o segundo gol do Tigre no Majestoso.
Aos 17 minutos, após grande jogada que começou com Arilson, Fellipe Mateus tocou para Jonathan que finalizou com categoria, mas a bola passou perto da trave de Michael. Quase o segundo gol do Tigre. Aos 22 minutos, Thonny Anderson finalizou muito perto da trave superior de Gustavo. Aos 24 minutos, Felipe Vizeu, que recém havia entrado, fez grande jogada, driblou dois e tocou para Hygor, que finalizou, mas Habraão salvou em cima da linha. Nova chance perdida pelo Tigre.
A partida ficou ainda mais lenta, nos últimos 15 minutos, com o Tigre administrando o resultado e o ABC sem forças para tentar o empate. Aos 41 minutos, Fellipe Mateus finalizou de longe, mas a bola saiu com perigo. Nos acréscimos, Felipe Vizeu tocou para Fabinho, que demorou a finalizar e perdeu mais uma chance de ampliar. No final, a torcida carvoeira cantou alto nas arquibancadas e já ensaia os preparativos para comemorar o acesso à Série A de 2024.
Campeonato Brasileiro – Série B – 35ª Rodada
07/11 (terça-feira) – 21h30 – estádio Heriberto Hülse, em Criciúma
CRICIÚMA
Gustavo; Jonathan, Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes; Miqueias (Rômulo), Arilson, Fellipe Mateus (Marquinhos Gabriel) e Claudinho (Cristovam); Hygor (Fabinho) e Éder (Felipe Vizeu). Técnico: Cláudio Tencati
ABC
Michael; Gedeílson (Alex Silva), Habraão, Jhonnatan (Fabrício) e Romário; Nathan Melo, Ramon, Thonny Anderson, Fábio Lima (Maycon Douglas) e Welliton (Jefinho); Wallyson (Matheus Anjos). Técnico: Argel Fuchs
Arbitragem: Arthur Gomes Rabelo; Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires e Pedro Amorim de Freitas (trio de ES); VAR: Philip Georg Bennett (RJ); AVAR: Diogo Carvalho Silva (RJ) e Cleidy Mary dos Santos Nunes Ribeiro (SC)
GOL: Éder (24/1T)
Cartões Amarelos: Éder, Miqueias, Marcelo Hermes e Cristovam (C); Thonny Anderson, Gedeilson, Ramon e Romário (ABC)
Cartões Vermelhos: Não houve
Público: 15.074
Renda: R$ 308.460,00