16.2 C
Criciúma
domingo, dezembro 10, 2023

Grupo de quatis é flagrado por morador no Centro de Criciúma

Segundo o biólogo Vitor Bastos, os quatis são animais que estão ficando cada vez mais comuns em Criciúma desde sua reaparição no ano de 2014

O fenômeno de aparição de quatis em Criciúma está cada vez mais comum. Um morador da rua Barão do Rio Branco, no Centro de Criciúma, flagrou um grupo do mamífero circulando na região. Oderi Becker, autor do flagrante, diz que é recorrente a aparição do animal no local.

Segundo o biólogo Vitor Bastos, os quatis são animais que estão ficando cada vez mais comuns em Criciúma, desde sua reaparição no ano de 2014.

Vídeo: Reprodução/ Oderi Becker

O biólogo também explica que o processo de defaunação, ocorrido no século XX, que caracteriza-se pela diminuição de recursos naturais de uma área florestal devido à caça ou outros fatores, que ocorreu entre a região do Lote 6, até o bairro Verdinho, favoreceu a extinção do mamífero em áreas de Criciúma, como no Morro do Céu e o Morro Estevão.

Este processo fez com que as áreas verdes da cidade ficassem “ilhadas”, sem a existência de corredores florestais para que os animais possam transitar entre uma área verde e outra. Ou seja, entre as áreas verdes do município, existem os perímetros urbanos, que dificulta e torna perigoso sua travessia.

Nas regiões onde há estes animais, a população deles aumenta cada vez mais, pela possibilidade de reprodução e alimentação, sendo comum o encontro com o mamífero na região.

Quatis eram animais alvos de caça na região Sul de Santa Catarina, o que justifica o seu desaparecimento anterior ao ano de 2014. Com o crescimento da população de quatis, Vitor Bastos pede cuidado e atenção aos moradores do município, para que não haja atropelamento destes animais.

Últimas