23 C
Criciúma
quarta-feira, dezembro 6, 2023

Escola Móvel garante qualificação e impulsiona mercado de trabalho

Projeto contribui para formação de trabalhadores da indústria, sendo aliado dos municípios ao crescimento econômico. Iniciativa tem sido fundamental para atender as demandas específicas e proporcionar mão de obra capacitada

Morro da Fumaça
Edson Padoin
economia@tnsul.com

A transformação profissional e pessoal ganha forma por meio do Projeto Escola Móvel do Senai. Leandro Serafim de Oliveira, gerente de produção em uma empresa de vidros e ex-aluno da Escola Móvel, é um exemplo do impacto positivo que o projeto inovador tem na vida das pessoas e na economia local. Iniciado em 2021, o programa tem se destacado por oferecer cursos de qualificação profissional em áreas estratégicas para a indústria, proporcionando aos moradores da região a oportunidade de adquirir habilidades práticas e se inserir no mercado de trabalho.

Leandro, que já acumula 21 anos de experiência na empresa, decidiu se matricular no curso de automação industrial oferecido pela Escola Móvel do Senai em 2023. Sua motivação? Explorar novos horizontes e aprimorar suas habilidades para automatizar processos na empresa, além de inspirar outros colegas de trabalho a fazerem o mesmo.
Ele enfatiza a qualidade do ensino e a estrutura impressionante oferecida pelo Senai. “A escola móvel é magnífica. A expertise dos professores foi excepcional, e a abordagem prática do curso me permitiu compreender não apenas a teoria, mas também sua aplicação no mundo real”, diz Leandro.

O ex-aluno também destaca a estrutura oferecida na Escola Móvel. “Eu fiquei impressionado com a estrutura que o Senai traz dentro da carreta, e com a qualidade do professor também. Eu recomendo para qualquer pessoa. A qualidade é excelente”, compartilha entusiasmado.

Empregabilidade e retorno econômico

Morro da Fumaça foi o primeiro município do Sul catarinense a receber o Projeto Escola Móvel do Senai, em 2021. De lá para cá, 127 moradores da cidade garantiram a qualificação profissional em cursos como Costureiro Industrial do Vestuário, Soldador Básico, Tecnologias Aplicadas na Indústria Plástica, Programador Operador de Máquinas CNC, Eletricista Instalador Industrial e Automação Industrial.

O vice-prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Guollo, ressalta a importância da parceria entre o setor público e privado para o sucesso do projeto. “A mão de obra qualificada é essencial para o crescimento econômico do município. Com o Escola Móvel do Senai, conseguimos suprir essa necessidade, proporcionando oportunidades de emprego para os cidadãos locais e, ao mesmo tempo, impulsionando o desenvolvimento das empresas da região”, afirma Guollo.

Além de capacitar os indivíduos para o mercado de trabalho, o projeto Escola Móvel também contribui para o aumento da arrecadação municipal por meio do retorno de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Quanto mais mão de obra qualificada está disponível, mais empresas são atraídas para a região, resultando em um ciclo positivo de crescimento econômico para Morro da Fumaça”, salienta o vice-prefeito.
A supervisora dos cursos de curta duração do Senai também ressalta a importância da iniciativa para a empregabilidade na região. “Um curso de qualificação profissional abre portas para o mercado de trabalho, pois os cursos são práticos, dando condições técnicas do aluno já acessar uma vaga de emprego. A metodologia de ensino do Senai é por competência, ou seja, mão na massa, sendo assim, os alunos têm vivências práticas reais usadas nas indústrias”, completa Izamara.

Fundamental para qualificação

O projeto do Senai oferece uma variedade de cursos voltados para as áreas industriais, incluindo Cerâmica, Construção Civil, Metalmecânica, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Têxtil e Vestuário, e Alimentos. A iniciativa tem sido fundamental para atender às demandas específicas da indústria local, proporcionando mão de obra qualificada e capacitada.

A supervisora dos cursos de curta duração do Senai, Izamara Fabre, destaca o impacto positivo do projeto desde sua implementação. “Ao longo de três anos do Projeto Escola Móvel, mais de mil alunos já foram formados, elevando o total de graduados pelos cursos de qualificação do Senai para cerca de 3.280 alunos. A metodologia prática do Senai permite aos alunos vivenciar situações reais encontradas nas indústrias, preparando-os efetivamente para o mercado de trabalho”, explica Izamara.

Ela ainda ressalta como são escolhidos os cursos que serão oferecidos para cada município. “A Escola Móvel é um projeto que vem sendo disponibilizado às prefeituras para que os municípios possam melhorar a mão de obra e para que as pessoas possam se empregar dentro do próprio município. As prefeituras escolhem cursos que tenham empregabilidade e necessidade de mão de obra”, detalha.

Leia mais matérias completas na edição desta segunda-feira, dia 6, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas