23 C
Criciúma
quarta-feira, dezembro 6, 2023

Primeiros socorros: preparo e técnicas que podem salvar vidas

Entre as situações que causam risco de morte estão as queimaduras, afogamentos e os engasgos de bebês, crianças e adultos

Criciúma
Alexandra Cavaler
cidades@tnsul.com

Já se deparou com alguma situação que tenha levado risco à saúde de alguma pessoa, seja bebê, criança, jovem ou idoso? Independentemente da resposta, o certo é que ter noção de atendimentos e procedimentos de primeiros socorros pode ajudar a salvar muitas vidas. E é sobre isso que esse material discorre. Um exemplo perfeito sobre o assunto ocorreu há pouco mais de 15 dias, em um restaurante, na cidade de Urussanga, quando o bancário Juliano Meller Bonotto aplicou técnicas aprendidas em um curso e ajudou a salvar a vida de um cadeirante que se engasgou no local.

Na ocasião, Bonotto acabou colocando em prática os aprendizados do curso feito por ser membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) na agência bancária na qual trabalha. Ele conta que durante o almoço se deparou com uma mulher gritando por um médico dentro do restaurante e pedindo socorro em uma mesa que estava um pouco afastada da deles. No momento Juliano achou que seria meio metido/curioso da sua parte ir até lá ver o que estava acontecendo, pois já tinham algumas pessoas ao redor. Porém, em 15 segundos despertou o interesse e o mesmo levantou da mesa, se aproximou da situação e se deparou com um homem cadeirante já desacordado/roxo.

“As pessoas gritavam que ele estava engasgado e um dos familiares o levantou, mas já estava sem forças. Fui ajudar e agarrei o homem aplicando a manobra de Heimlich utilizando as mãos e os braços para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que simula uma tosse forçada que faz com que o objeto seja expulso das vias aéreas. Na quinta tentativa o homem expulsou um pedaço de alimento grande fazendo um barulho de tosse voltando a respirar, porém ainda desacordado. Assim, colocaram o mesmo deitado de lado no chão até a chegada dos bombeiros”, contou.


Adrenalina

O bancário revela que após um tempo o homem retomou consciência e pode, assim, terminar o almoço com a sua famíilia. Para Juliano, a presença da Cipa nos bancos e demais empresas é de grande importância na instrução de colaboradores no que diz respeito à prestação de primeiros socorros. “Esse curso nos oportuniza a realização de atendimentos emergenciais para colegas, clientes e também em casos como esse que vivenciei neste mês. Sobre a manobra, achei que nunca iria usar na minha vida. Fiquei com a adrenalina explodindo por dias e sem acreditar no que tinha acontecido, mas posso garantir que é uma sensação maravilhosa e uma satisfação enorme salvar a vida de alguém”, destacou Juliano.

Bancário, Juliano Bonotto, se preparou por meio da Cipa – Foto: Arquivo Pessoal

Ensinamentos repassados

Bonotto iniciou na carreira bancária no ano de 2004, por meio de concurso público. Já o curso, oferecido pela empresa, ele fez há seis anos. Ele conta que em outras oportunidades já atendeu clientes que sofreram ataque epilético no ambiente de trabalho, clientes que desmaiaram, e um banhista (afogamento) em Balneário Rincão. “Sempre faço questão de frisar para meus amigos e familiares da importância e necessidade de aprender técnicas emergenciais, inclusive, já instrui alguns deles, pois isso pode ocorrer perto de qualquer um de nós”, assinalou, acrescentando: “A manobra de Heimlich pode ser feita sozinho com o auxilio de uma cadeira (imagem ao lado) e é preciso ter aquela sensação de bolada de futebol ou soco na boca do estômago que dá vontade de jogar tudo pra fora”.

Como proceder em caso de engasgo em adultos

Obstruções das vias aéreas, tipos:

O Major Renan Fernandes, Subcomandante do 4º BBM de Criciúma, explica os tipos de obstruções das vias aéreas superiores e a gravidade de cada uma delas. “A obstrução de vias aéreas por corpo estranho  (Ovace) é uma obstrução súbita das vias aéreas superiores, ocasionada, geralmente, nos adultos durante a ingestão de alimentos e nas crianças além da ingestão de alimentos, também durante o aleitamento materno ou mesmo sugando algum objeto pequeno. Com relação aos tipos de obstrução, ela pode ser leve, ou seja, quando há passagem de ar, porém em uma quantidade insuficiente para respiração ou mesmo obstrução total, que nesse caso vai ser bastante grave, na qual não há passagem alguma de ar pelas vias aéreas”, enfatizou.

A manobra de salvamento pode ser realizada pela própria pessoa com o auxílio das mãos e de uma cadeira

Heimlich é a manobra mais conhecida

Com relação aos tipos de obstruções, Major Fernandes ainda assinala que as mesmas podem ser ocasionadas pela própria língua, pela epiglote, por algum tipo de corpo estranho, por danos aos tecidos ou mesmo algum tipo de patologia, enfermidade que a pessoa possa ter. “Um procedimento que é realizado para fazer essa desobstrução das vias aéreas, chama-se compressão subdiafragmática ou manobra de Heimlich, que é realizada nos adultos produzindo uma tosse artificial, através das mãos, logo acima da linha do umbigo fazendo com que a pessoa possa expelir esse objeto. Ou nos lactentes, nas crianças menores, é feito o procedimento de tapotagem nas escápulas, colocando a criança na horizontal, de forma a expelir também o objeto, leite, ou o corpo estranho que está ocasionando a obstrução. Ou em crianças também, pode ser feito o mesmo procedimento do adulto, porém o adulto atrás da criança, de joelhos, fazendo com que essa tosse artificial também possa ser produzida”, ressaltou o Major do Corpo de Bombeiros.

CBM oferece cursos e treinamentos

O Subcomandante também elenca o que pode ser feito caso a pessoa perca a consciência. “Se isso ocorre a pessoa rapidamente vai evoluir para uma parada cardiorrespiratória. Nesses casos, então, é utilizado o procedimento de reanimação cardiopulmonar. É importante ressaltar que na Região Carbonífera nós temos o curso que é oferecido pelo Corpo de Bombeiros, que chama-se Cebae, o curso básico de atendimento a emergências que pode ser feito por qualquer cidadão acima de 16 anos; basta entrar no site do Corpo de Bombeiros.Cabe destacar que o curso é gratuito e pode ser realizado de maneira online, conforme a disponibilidade da pessoa, sendo emitido, inclusive, um certificado para essa participação”.

O Corpo de Bombeiros disponibiliza esse curso e os treinamentos, bem como o treinamento básico de atendimento de emergências, de forma a passar, tanto pela parte de atendimento hospitalar, a atividade de obstrução de vias aéreas por corpo estranho, ou mesmo uma situação de incêndios.

Leia mais matérias completas na edição desta segunda-feira, dia 30, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas