11.1 C
Criciúma
terça-feira, junho 25, 2024

IA é destaque na abertura da Semana Acadêmica da UniSatc 

Palestra com Arthur Igreja questionou os usos da Inteligência Artificial, além de dar bons exemplos da tecnologia

A Inteligência artificial vai roubar empregos? As pessoas estão preparadas para conviver com a Inteligência Artificial? Vamos trabalhar com a Inteligência Artificial ou para ela? Esses foram alguns dos questionamentos que Arthur Igreja, palestrante da primeira noite da Arena 7, Semana Acadêmica do Centro Universitário UniSatc, respondeu aos acadêmicos e comunidade que estiveram presentes, na noite desta última segunda-feira, dia 23, no Teatro Municipal Elias Angeloni. 

“A ideia foi transmitir um pouco de como é que eu vejo esse mundo da inovação, porque tem muito exagero. Tem filtros que eu uso para tentar identificar o que é inovação de fato, o que é uma tendência. Falamos sobre inteligência artificial, que é um tema que todo mundo está interessado, está tentando entender, impactos no mercado do trabalho, nas empresas, na vida das pessoas. Então, como sempre, eu preparo um material que ele tem essas reflexões, esses contrapontos, ou seja, nem tudo são flores, ou seja, tem algumas críticas que eu vou fazer acerca desses temas”, explicou Igreja. 

Com o teatro lotado, o palestrante mostrou exemplos de como a Inteligência artificial está sendo usada, de forma positiva e de forma negativa, e frisou a importância da crítica por parte de quem usa as ferramentas. “É preciso ser crítica, é preciso saber usar a Inteligência Artificial. Lembrar que ela vai fazer o que você pedir e, nem sempre, será de uma fonte confiável ou com informações verídicas. É preciso exercer o papel de monitorar”, reiterou.  

A palestra chegou como um presente para os acadêmicos, já que a UniSatc completa 20 anos em 2023. “Nesses 20 anos a gente mudou tecnologia, metodologia, teve coisa que já nasceu, já morreu, não se usa mais. A forma de ensinar é diferente. Vivemos em um processo de melhoria e temos que estar olhando agora para os próximos 20 anos. Eu acredito, que novas tecnologias virão, mas nós não vamos mudar esses três valores”, afirmou o reitor da UniSatc, Carlos Antonio Ferreira.  

Inteligência Emocional chega na pauta da Arena 7 

Nesta terça-feira, dia 24, as atividades da Arena 7 continuam na UniSatc e, depois da Inteligência Artificial, é a hora de falar da Inteligência Emocional. Por isso, os acadêmicos contarão com a palestra da jornalista e especialista em neurociência, Laine Valgas.  

“A gente acredita que o equilíbrio entre as inteligências é o que vai nos preparar para o futuro entre inteligência artificial e inteligência emocional. Temos que ter inteligência natural, da natureza do ser humano, de querer novas coisas, novas descobertas e tratar o novo como uma oportunidade e não como uma ameaça. Essa semana acadêmica foi desenhada a muitas mãos, queremos que os alunos aproveitem ao máximo as palestras e todos os eventos”, destacou o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan. 

Nesta terça-feira, dia 24, além da palestra sobre inteligência emocional, a Arena 7 conta com uma palestra sobre empreendedorismo social, com Salomão Gomez; Simulador F1, com Rodrigo Concer; e, ainda, uma peça teatral da Companhia Cinderela Encantada.

Últimas