20 C
Criciúma
segunda-feira, dezembro 11, 2023

Içara terá Escola de Lideranças Comunitárias

A proposta já teve os primeiros encaminhamentos, nesta semana, em encontro realizado na Câmara de Vereadores do município

Içara
Alexandra Cavaler
cidades@tnsul.com

Com o objetivo de capacitar e apoiar os líderes comunitários dos municípios da região, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) lançou o programa Escola de Lideranças Comunitárias que já está em andamento em algumas cidades. Para o próximo ano, a proposta será levada para Içara e vai contemplar as associações de moradores para a gestão das mesmas, desde o funcionamento até captação de recursos.

O primeiro passo para a concretização desta oportunidade foi dado nesta quarta-feira, dia 18, em reunião realizada na Câmara de Vereadores, por meio de requerimento do vereador Jairinho que assinala a contribuição da universidade, por meio da Reitora Luciane Ceretta. “A Unesc sempre contribuiu com o desenvolvimento de nossa região. E esse projeto também será essencial para melhorias nas comunidades”, reforçou. “O foco é capacitar as associações de Içara para gestão dessas entidades desde o funcionamento até captação de recursos”, explicou a coordenadora do projeto Scheila Martignhago Saleh.

Especificidades

Já Fernanda Sonego, diretora de extensão da Unesc, ratifica o início das conversas e diz que agora é preciso elaborar o material para atender as especificidades de Içara. “Nesta semana tivemos a primeira conversa. Agora vamos definir as temáticas, as datas, mas a previsão é para o ano que vem o início das aulas. Esse foi o primeiro contato para a organização da escola e vamos elaborar tudo com o propósito de atendermos as especificidades da cidade”, explicou.


Ela também destaca que a Escola de Lideranças Comunitárias tem como objetivo geral capacitar as lideranças dos bairros em temas úteis e necessários para o exercício de uma gestão democrática e participativa, “a fim de que percebam o seu papel fundamental no desenvolvimento social das comunidades e na representatividade que exercem”, ressaltou Fernanda.


Para Karla Vicente, presidente da União das Associações Comunitárias de Içara (UACI) e de Balneário Rincão, este está entre outros tantos projetos pensados para 2024. “Nós estamos com um projeto para 2024, que são as lideranças nos bairros juntamente com a Unesc, que está apoiando essa proposta. A grande importância é levar conhecimento para as lideranças das comunidades, conhecimentos da parte jurídica, na parte de comunicação, sustentabilidade, projetos, como ser uma liderança na comunidade. Tenho certeza que isso vai ser de grande valia para todas as associações de bairros.

Leia mais matérias completas na edição deste final de semana do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas