16.3 C
Criciúma
sexta-feira, junho 21, 2024

Estado tem 142 cidades afetadas pelas chuvas e 112 em emergência

São contabilizados, desde o último dia 4 de outubro, registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiõe

Relatório mais recente da Defesa Civil divulgado na noite desta quinta-feira, 12, aponta que subiu para 142 o número de municípios com ocorrências relacionadas às chuvas no estado. Destes, 112 emitiram o decreto de situação de emergência. São contabilizados, desde o último dia 4 de outubro, registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões.

Equipes municipais com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de contar com o apoio de estruturas federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal continuam prestando atendimento aos afetados. Até agora, o Governo do Estado já realizou a entrega de 62.488 itens de assistência humanitária para 22 municípios que solicitaram a ajuda.

Aviso Meteorológico
As condições geológicas para deslizamentos estão em níveis de alerta para as regiões de Planaltos e todo o Vale do Itajaí, devido ao acumulado de chuvas registradas no estado nos últimos dias. Todas as regiões do estado já apresentam solo encharcado e ocorrências pontuais de movimentação de massa. Dessa forma, recomenda-se atentar-se aos sinais como, rachaduras em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo.

Últimas