16.8 C
Criciúma
domingo, dezembro 10, 2023

Defesa Civil alerta para risco de transbordamento do rio Tubarão

A partir desta quinta-feira, várias regiões do Estado voltarão a ter ocorrências de fortes chuvas

A partir desta quinta-feira, dia 12, várias regiões do Estado voltarão a ter ocorrências de fortes chuvas. Em Tubarão, a prefeitura e outros órgãos reforçam a situação de alerta junto à população para as próximas horas.

Na reunião realizada na manhã desta última quarta-feira, dia 11, no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), os gestores e autoridades acompanharam a atualização dos modelos meteorológicos que reafirmaram o que já era anunciado na semana passada.

Nesta quarta a chuva ocorre de maneira moderada (3mm a 5 mm), aumentando a partir da madrugada de quinta-feira (20mm a 30 mm) e chegando à situação de maior preocupação ao meio-dia (mais de 50mm).

Os gestores e técnicos da Defesa Civil cogitam a possibilidade de inundação, com o rio Tubarão correndo o risco de transbordamento.

Esse cenário se deve não apenas à quantidade de chuva prevista no momento, que inicialmente seria menor do que o volume do último sábado, mas pelo fato de que esses modelos podem mudar de última hora, como ocorreu na enchente de maio de 2022.

Acompanhe o rio Tubarão ao vivo aqui

“Estamos intensificando a limpeza e desobstrução de valas, caixas coletoras de sistema de drenagem pluvial e córregos para deixar a cidade melhor preparada para enfrentar esse próximo evento”, destacou o prefeito Jairo Cascaes.

A mobilização segue total na estrutura da prefeitura. Defesa Civil e secretarias como as de Serviços Públicos, Infraestrutura e Agricultura e Interior, além da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, estão à postos para atender a população em caso de alagamentos ou necessidade de retirada de pessoas e móveis das residências.

As estruturas dos abrigos que receberam desalojados no último final de semana seguem funcionando e prontas para eventuais apoios à população.

*Via Portal Sul Agora

Últimas