As chuvas que atingem o Sul de Santa Catarina causam transtornos desde a noite de quarta-feira (11). Em Balneário Gaivota, no bairro Jardim ultramar, duas casas foram invadidas pelas águas. No município, choveu 88 milímetros durante as últimas 24 horas.
Segundo a prefeitura de Balneário Gaivota, com o apoio da empresa Gaivota Saneamento e da Defesa Civil Municipal, com uma bomba hidráulica, as águas que entraram nas casas foram retiradas.
Ocorrências foram registradas na Lagoa de Fora, também em Balneário Gaivota. Na quarta-feira, as águas saíram do leito e alagaram a área do deck de contemplação. O local foi interditado.
Sul em alerta com o nível do Rio Sangão
Moradores do entorno do Rio Sangão – que passa por Criciúma, Siderópolis, Maracajá e Forquilhinha -, estão em alerta após o aumento do nível em função das chuvas nas últimas horas.
“O Rio Sangão depende também do Rio Criciúma, das encostas e das nascentes. Então, pode ser que pare de chover, mas a água desça para cá. A nossa preocupação também é essa. Esperamos que a chuva cesse o mais rápido possível”, disse Gustavo Duminelli, morador da localidade, à reportagem do ND+.
Chuva segue, mas perde a intensidade
Segundo o climatologista da Epagri, Márcio Sônego, a chuva na região segue até meia-noite, mas perde a intensidade. O acumulado para o restante do dia deve chegar a 40 milímetros.
*Via ND+