18.4 C
Criciúma
sexta-feira, maio 24, 2024

SC tem novo alerta para mais chuva volumosa e risco de novas inundações

O alerta tem duração de 36 horas, iniciando as 12h de quarta-feira até as 23h59 de quinta; o perigo é eminente, visto que o Estado ainda não se recuperou da chuva do fim de semana

Enquanto Santa Catarina tenta se recuperar dos desastres causados pelas chuvas do último fim de semana, uma frente fria volta a deixar o tempo instável e o Estado tem alerta para chuva volumosa e persistente nesta quarta (11) e quinta-feira (12), com risco para novas inundações.

Os temporais avançam pelo Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul entre a manhã e a tarde da quarta-feira. Segundo a Defesa Civil, essa chuva deve se encaminhar para as demais regiões no decorrer do dia e se mantendo ao longo da quinta-feira.

As chuvas serão especialmente intensas em áreas do Meio Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Nessas áreas, os acumulados devem variar entre 70 e 100 mm, podendo até mesmo ultrapassar os 100 mm em pontos específicos.

Foto: Divulgação/ Defesa Civil

Para as regiões do Extremo Oeste e Oeste, os acumulados oscilam entre 40 e 70 mm. Devido aos acumulados observados nos últimos dias, somados ao observado neste evento, o risco para inundações é muito alto, reitera a Defesa Civil.

Chuva traz risco para novas inundações

O órgão alerta de alto risco para inundações em várias áreas. Em particular, o Vale do Itajaí, Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul enfrentam alto risco. Na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Meio Oeste, o risco é considerado alto.

Além disso, a ameaça é alta para ocorrências associadas a temporais, como enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. O alerta tem duração de 36 horas, iniciando as 12h de quarta-feira até as 23h59 de quinta.

*Via ND+

Últimas