11.7 C
Criciúma
sábado, maio 18, 2024

Aeroporto de Jaguaruna recebe nota máxima em inspeção federal

Todas as operações de Jaguaruna atingiram 100% de conformidade em todas as pastas

O Aeroporto Regional Sul de Jaguaruna – Humberto Ghizzo Bortoluzzi foi aprovado na inspeção anual da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (Asocea), órgão ligado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e à Força Aérea Brasileira (FAB).

Os inspetores da Asocea fazem uma auditoria de segurança na esfera administrativa, operacional e de infraestrutura do serviço de tráfego aéreo prestado no aeroporto. Todas as operações de Jaguaruna atingiram 100% de conformidade em todas as pastas: Informações Aeronáuticas (AIS), Meteorologia Aeronáutica (MET), Tráfego Aéreo (ATS), Comunicação, Navegação e Vigilância (CNS) e Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SMS).

“Estas inspeções são bem rigorosas e a aprovação de 100% recebida pelo Aeroporto de Jaguaruna confirma a qualidade do trabalho que vem sendo realizado pela gestão. Isso é muito positivo”, avalia o diretor de Integração de Modais da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral.

A inspeção no Aeroporto de Jaguaruna ocorreu entre os dias 2 e 5 de outubro.

O Decea é a organização responsável pelo controle do espaço aéreo brasileiro, provedora dos serviços de navegação aérea que viabilizam os voos e a ordenação dos fluxos de tráfego aéreo no País. O órgão tem por finalidade planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas com o controle do espaço aéreo, com a proteção ao voo, com o serviço de busca e salvamento e com as telecomunicações do Comando da Aeronáutica.

A Asocea é o órgão de assessoria do Departamento nestas vistorias que ocorrem em todos os aeroportos do Brasil.

Últimas