O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por uma sessão de fisioterapia nesta segunda-feira (2), no Palácio da Alvorada, como parte da recuperação da cirurgia para tratamento de artrose no quadril direito a que foi submetido na última sexta-feira (29) pela manhã, em Brasília. Ele teve alta do hospital Sírio-Libanês no domingo (1º), dois dias antes do previsto.
Lula deve ficar em recuperação na residência oficial da Presidência da República pelo menos pelas próximas três semanas. A fisioterapia é decisiva para a recuperação do presidente.
“A fisioterapia a gente tenta iniciar o mais rápido possível. Logo que [o paciente] acorda, retoma a consciência, ensinamos exercícios ativos e passivos no leito. Depois, conforme vai melhorando a dor, outros exercícios são ensinados, e vamos evoluindo [no quadro]. A ponto em que, de três a quatro semanas, é esperado que tenha boa cicatrização dos tecidos operados e que esteja andando com carga total e equilíbrio suficiente para ter independência nas atividades do dia a dia”, informou Giancarlo Cavalli Polesello, médico que chefiou a cirurgia.
De sábado (30) para domingo (1º), ainda no hospital, o presidente passou a noite “estável”, de acordo com o boletim médico, “caminhou, subiu e desceu escadas”. As primeiras sessões de fisioterapia foram realizadas na manhã de sábado (30).
*Via Portal R7